A cada nove dias cai um prefeito

marcos-pereira-prb-foto4-destac-douglas-gomes

 

Olá republicanos de todo o Brasil!

Desde a última eleição municipal, em 2012, 108 cidades brasileiras tiveram que voltar às urnas porque o prefeito eleito foi afastado do cargo por irregularidades cometidas durante a campanha. Isso significa que a Justiça Eleitoral julgou procedentes denúncias de ‘caixa dois’, abuso do poder econômico e compra de votos, por exemplo.

Esse levantamento, feito por um jornal de circulação nacional, revela portanto que a cada nove dias no Brasil um prefeito foi removido das suas funções. Não foram considerados casos de corrupção, má gestão e até crimes hediondos, como pedofilia. Até isso existiu em pouco mais de dois anos e meio.

Esses números revelam uma situação preocupante. Para vencer a eleição a qualquer custo, candidatos corruptos agem criminosamente comprando votos, geralmente com dinheiro oriundo de esquemas. São recursos que deveriam ser empregados na boa gestão das cidades, mas são desviados para bancar campanhas milionárias.

O cidadão que vende seu voto por um churrasco, jogo de camisa de futebol ou qualquer benefício particular, como o pagamento de uma conta de luz, é tão responsável pelos problemas que se sucedem quanto o candidato eleito. Corrupto e corruptor fazem o mesmo mal à coletividade e aos interesses sadios da sociedade.

Ano que vem tem eleições municipais. Mais uma vez iremos às urnas votar e eleger prefeitos e vereadores. Para mim, é a eleição mais bonita, já que o cidadão tem contato direto com aqueles que decidem os rumos das cidades onde vivemos, pois é nelas que tudo acontece – saúde, educação, trânsito etc.

Gostaria que, desde já, você que lê esse artigo refletisse sobre isso. Não venda seu voto. Não entregue o futuro do seu município nas mãos de pessoas corruptas. Se ele age inescrupulosamente na hora da eleição, com toda certeza seguirá agindo assim pelos próximos quatro anos como prefeito. Aí não adianta reclamar.

Acompanhe o dia a dia da política da sua cidade. Conheça o atual prefeito, busque informações de mais de uma fonte, e vá investigando a vida daqueles que pretendem se candidatar em 2016. Avalie os projetos daqueles que tentarão a reeleição e veja se foram bons para o povo. Construa sua opinião com elementos sólidos.

Quando o cidadão de bem se ausenta da vida pública, pessoas mal intencionadas fazem a festa. E é isso que temos que mudar. Nosso compromisso deve se guiar pelo resgate da prática da boa política que foi perdida há algum tempo. Eu acredito nas pessoas de bem que existem na política. Você também deveria acreditar.

 

Marcos Pereira

Advogado e Presidente Nacional do PRB

* Artigo publicado originalmente na Folha Universal de 18/10/2015

 

Site: www.marcospereira.com

Twitter: twitter.com/marcospereira04

Instagram: http://instagram.com/marcospereira1010

Facebook: www.facebook.com/marcospereira1010

Youtube: http://www.youtube.com/user/MARCOSPEREIRAPRB10

Flickr: https://www.flickr.com/photos/marcospereira1010/albums

LEIA TODAS AS PALAVRAS DO PRESIDENTE
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

[fbcomments]

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest