Barganha pública

marcos-pereira-prb-foto-douglas-gomes3

 

A eleição mal terminou e já vemos partidos disputando publicamente a ocupação de ministérios, secretarias e cargos tanto no governo federal como nos estaduais. A sanha por espaço parece transcender o interesse público.

Esse jogo faz parte do nosso sistema político. Nos Estados Unidos, por exemplo, também funciona assim. Para se construir a governabilidade, a presidente e os governadores acabam cedendo aos partidos esses espaços na gestão.

Como tudo isso funciona? Vamos falar do Congresso Nacional, especificamente. Para conseguir aprovar os projetos de seu interesse, a presidente precisa do apoio de um número mínimo de deputados federais e senadores.

Uma vez que a Câmara Federal contará a partir de 2015 com 28 partidos representados, a negociação desses apoios fatalmente passará pela disputa de cargos no governo. Prática comum, porém desgastada.

O PRB ocupa um ministério no governo federal e algumas secretarias estaduais. Nosso trabalho, porém, tem sido exemplar em todas essas frentes. No Ministério da Pesca, por exemplo, dobramos a produção do pescado.

Não é possível dizer ainda se continuaremos nesses cargos. Nem fazemos pressão pública por eles. Mas posso afirmar que honramos a confiança trabalhando muito e colocando os interesses públicos acima dos interesses partidários.

Penso que, mais do que nunca, os partidos precisam ter em mente que o governo está a serviço do povo brasileiro. A ocupação desses espaços é temporária e transitória, e cabe aos nomeados fazer um bom trabalho.

A corrupção só terá fim quando mulheres e homens públicos tiverem o povo em primeiro lugar. Ser transparente no trato político é o primeiro passo. É isso que o PRB defende e tem feito.

 

Marcos Pereira

Presidente Nacional do PRB

 

Site: www.marcospereira.com

Twitter: twitter.com/marcospereira04

Instagram: http://instagram.com/marcospereira1010

Facebook: www.facebook.com/marcospereira1010

Youtube: http://www.youtube.com/user/MARCOSPEREIRAPRB10

 

LEIA TODAS AS PALAVRAS DO PRESIDENTE
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

[fbcomments]

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest