Pacientes com diabetes poderão ter atendimento prioritário em unidades de saúde da Bahia

Medida está prevista no PL nº 21.288/2015, de autoria do deputado estadual Sidelvan Nóbrega.

Publicado em 30/7/2015 - 00:00

Pacientes com diabetes poderão ter atendimento prioritário em unidades de saúde da Bahia
Medida está prevista no PL nº 21.288/2015, de autoria do deputado estadual Sidelvan Nóbrega. Proposta assegura aos pacientes com diabetes o atendimento prioritário em postos de saúde, clínicas, hospitais e laboratórios públicos ou particulares.

 

Salvador (BA) – A Assembleia Legislativa da Bahia analisa o Projeto de Lei nº 21.288/2015, de autoria do deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA), que assegura aos pacientes com diabetes o atendimento prioritário em postos de saúde, clínicas, hospitais e laboratórios públicos ou particulares, conveniados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS).

sidelvan-nobrega-prb-pl-atendimento-prioritario-pacientes-com-diabetes-foto-ascom-29-07-15-02O objetivo, segundo o republicano, é reduzir o tempo de espera que esses pacientes enfrentam nas unidades de saúde para a realização de exames em jejum, como a coleta de sangue e ultrassonografia de abdômen total.

Segundo Sidelvan Nóbrega, o atraso no atendimento pode provocar sérios transtornos aos portadores da doença, já que a falta de glicose no organismo compromete o funcionamento do cérebro, acarretando consequências graves para o paciente. “A diabetes provoca aumento do apetite e sede nos portadores em consequência do desequilíbrio energético no corpo. Se o portador da doença permanecer em jejum por longo período, isso pode provocar sérios transtornos, já que a falta de insulina no organismo causa desmaios, tonturas, fraqueza e hipoglicemia, podendo levar o paciente a óbito”, explicou.

O parlamentar do PRB também apresentou, em 2013, uma proposta que determina o atendimento prioritário aos portadores do Mal de Parkinson, cardiopatia e nefropatia grave nas unidades de saúde.

 

Fonte: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega
Foto 01: Agência Brasil / Foto 02: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend