Violência contra o Idoso: Marcante e Silenciosa

10_06_13_artigos_df_ricardo_quirino_violencia_dia_do_idoso

A grande dificuldade que se enfrenta no combate à violência contra o idoso, reside no silêncio em que ela ocorre. A Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003 – (Estatuto do Idoso), diz que é dever de todo cidadão, comunicar a autoridade competente qualquer tipo de violação à lei citada acima, que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

Aí reside a preocupação das redes de proteção à dignidade do idoso como pessoa humana, pois boa parte dessas violações ocorre no âmbito familiar, neste ponto, como o Estado terá conhecimento de tais situações?

O idoso não é apenas vítima de desrespeito em ambiente doméstico, isso acontece em diversos setores da sociedade, mas a presença de pessoas mais próximas a ele é um fator preponderante nesse quesito, que passa por pressão psicológica, exploração financeira e violência física.

A Secretaria do Idoso do Distrito Federal promove debates públicos para chamar atenção da população de que esta luta não é simplesmente uma responsabilidade estatal, mas um dever de todo cidadão dotado de Direito e razão, como preconiza a Declaração Universal de Direitos Humanos, em seu artigo 1º.

Dia 15 de junho, neste sábado, é o dia Mundial de Combate à violência contra o Idoso, denuncie, você pode estar salvando uma vida.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest