Um olhar de esperança para a ordem e o progresso

Um olhar de esperança para a ordem e o progresso

Com a instalação de inúmeros escândalos que desestabilizam o cenário político atual, levanta-se a seguinte discussão: o que de fato é política e qual o papel da população na atual conjuntura? E ainda: o que é ser um político no Brasil? O povo ocupou as ruas reivindicando mudanças e mais uma vez, como na Constituinte, a sociedade brasileira se mostrou decisiva, tendo hoje a maior parcela contribuinte desta mudança, a juventude.

Historicamente a juventude ocupa espaços que de fato fazem dela um grupo importante para as decisões democráticas do país. Atualmente, somos 27% do eleitorado nacional, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar de nós, jovens, sermos um dos principais fatores para a mudança do cenário político, a nossa participação efetiva nos espaços de poder é ainda muito pequena e desigual, tendo em vista que o número de jovens vereadores eleitos em 2016, correspondem a apenas 7,8%, enquanto nas eleições de 2012, eram 8,7%. De modo que é necessário dar um novo sentido ao que é representação política.

A comunidade jovem do nosso país tem o dever de dar um novo rumo às questões éticas e morais da nossa nação, pois mudar é preciso e essa mudança só será possível quando a velha política hereditária se acabar e os jovens, por sua vez, estimulados e devidamente capacitados, sejam conduzidos a cargos eletivos e aos demais espaços de poder.

Sobretudo, a juventude brasileira se mostra preparada para fazer acontecer de norte a sul. O discurso dos velhos políticos diz que os jovens são despreparados e cabeças vazias, porém, isso não condiz mais com a retratada realidade. A juventude é a mola propulsora da transformação política. É preciso empoderar-se como sujeitos de direito e promotores da renovação política, bem como compreender que a juventude precisa estar à frente das questões e decisões do nosso país, que terão impactos positivos a médio e longo prazo, fazendo política com um novo tom, com novas ideias e sentidos.

Entretanto, é preciso que a juventude brasileira adentre às Casas legislativas e grupos políticos, pois mudar é preciso, e só com o vigor e o desejo de revolução da juventude atual será possível caminhar em um projeto político de renovação, com valores éticos e caráter moral semeados para bons frutos, para vivermos na mais repleta ordem e progresso.

*Gilberto Barreto Jr. é militante republicano e coordenador estadual do PRB Juventude Bahia.

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!