Ana Karin: um novo desafio

Ana Karin: Um novo desafio

Em artigo, a prefeita de Cruzeiro (SP), Ana Karin fala dos desafios e metas como coordenadora estadual do PRB Mulher

 

Minha vida política é extensa e dela tenho grande orgulho. Não que ter me enveredado por esta seara fosse a mim imposto. Na verdade, acho que recebi o tal do “chamado”. Lembro-me que, mesmo em tenra idade, me envolvia com as questões sociais que faziam parte de minha rotina. Sempre fui uma criança participativa na escola e, em casa, não me fazia de rogada. Sempre que podia, dava minha opinião sobre muitas coisas – queria interferir, queria fazer valer meu modo de ser.

Nasci em Cruzeiro (SP), cidade da região do Vale do Paraíba. Fui criada em tom interiorano, mas por meio de educação rígida. Passei a infância e parte da adolescência por lá. Só deixei minha terra natal para estudar – algo que minha família sempre fez questão e que deu tom a minha vida e à vida dos meus três irmãos, Euller, Fernanda e Emerson.

Fiz faculdades, pós-graduações e um sem número de especializações. Sempre gostei de gestão pública, de Marketing e de artes em geral. Aprendi a tocar piano e, também, a ser uma boa ouvinte para o que há de melhor na música. Também nunca neguei meu gosto por outros idiomas, como é o caso do inglês, do italiano e do francês, apesar de sempre fiel e apaixonada por nossa língua portuguesa.

No Governo do Estado de São Paulo, fui assessora especial da Secretaria de Saneamento Básico e Recursos Hídricos, além de assessora da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho. Atuei, ainda, como gerente de projetos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vinculado ao Ministério da Previdência Social. Como diretora de Marketing do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) tive livre trânsito profissional na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, no Ministério das Relações Internacionais (Itamaraty) e no Ministério da Cultura. Já como interface entre a Embratur e o Ministério da Justiça, criei o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Disque 100) – um divisor de águas em todo o País.

Trata-se de uma trajetória profissional, não política, porque, apesar de trabalhar no poder público, sempre atuei como técnica. Um dia, contudo, percebi que poderia ser profissional e política ao mesmo tempo. Assim, decidi me filiar a um partido e passei a disputar o maior cargo eletivo da minha cidade.

Foram quatro eleições. Ganhei duas, com direito à reeleição, que me concedeu o título de primeira mulher reeleita para o Executivo da história do Vale do Paraíba. Marquei tempo, novamente, anos depois, como a primeira mulher a presidir o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap), que, além dos municípios da minha região, ainda abarca as cidades do litoral paulista.

Foram 11 anos em um só partido, até sentir dentro do meu coração a voz da intuição novamente – desta vez, a de poder continuar minha caminhada como gestora atuante, capaz de driblar tantas dificuldades e de transformar Cruzeiro numa cidade melhor para se viver, mas em outra plataforma política, que tivesse mais a ver com meu atual momento, como cidadã, como agente pública, como mulher. Ingressei, então, no PRB.

Reforço as fileiras da agremiação desde setembro de 2015, ou seja, são sete meses de intenso trabalho e que jamais passarão despercebidos em minha trajetória, pois marcam o convite que recebi para assumir a Coordenação do PRB Mulher no Estado de São Paulo. O fato de ser escolhida para um cargo tão importante faz com que qualquer receio se torne ínfimo. Sempre digo: se for difícil, me dê, que eu faço. Se for impossível, me dê mais cinco minutos. Está no meu DNA a superação.

Coordenar o PRB Mulher em nível estadual é uma grande responsabilidade, ainda mais considerando as outras atribuições que tenho, inclusive a de chefe do Executivo de Cruzeiro. É dar conta da minha casa, da vida pessoal, da minha família, dos meus amigos, dos meus projetos sociais e, ainda, fazer meu melhor em 50 cidades paulistas. Mas, querem saber? Sei que vou aprender muito com cada mulher que caminhar com a gente neste novo projeto. Vou encorajar cada uma a buscar o protagonismo no ambiente político, a ir para a disputa eleitoral e a encarar as dificuldades como aprendizado.

Aliás, sou prova de que a gente aprende com a vida. Devemos aprender sempre. Aprender a aprender. Aprender com o passado, aprender a passar a limpo as situações, aprender a superar momentos. Passado pendente, afinal, sempre volta e assombra. Passado desvendado e enfrentado, liberta. É esse conjunto que faz com que sejamos mais fortes que nossos receios. Se, por comodismo, tivesse ficado no meu partido de origem e não tivesse ingressado no PRB, talvez eu não estivesse transmitindo essas palavras, nesta ocasião.

O que foi abre espaço para o que é, e o que é alimenta o que será. Obrigada, PRB Mulher! Obrigada, Deus, por todas as lindas oportunidades que faz florescer no meu jardim. Quem pensou que um dia estaria jogando terra em cima de meus sonhos, esqueceu que sou semente.

* Ana Karin Dias Almeida Andrade é prefeita reeleita de Cruzeiro (SP)  e coordenadora do PRB Mulher no Estado de São Paulo

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest