Turismo cearense em 2013: Alegrias e dissabores

04_2_13_artigos_ce_gerson_ferraz_turismo

O período mais esperado pela indústria do turismo está a todo vapor, em Fortaleza. As férias, a cada ano, registram aumento no fluxo de visitantes em nossa terra e também nos presenteiam com boas notícias. Uma das mais recentes é a conexão Roma-Fortaleza, no voo feito pela Alitalia, com capacidade para 300 passageiros aterrissando no Aeroporto Internacional Pinto Martins as segundas e sextas-feiras. O mundo que ainda não conhece a exuberância de nossas praias, a qualidade de nossos equipamentos e o calor de nosso povo e de nosso clima, anseia por isso. Este voo regular cria uma nova ponte entre a Europa e o Ceará. Ponto para nossa gente, nosso trade turístico e nosso governo: mais visitantes significam também mais empregos, lucros e impostos. Além disso, Fortaleza passa a ser uma porta aberta para o crescimento do turismo em todo Nordeste, já que a companhia italiana só mantinha conexões nos estados do Rio e São Paulo. Portanto, que venham – para um turismo saudável! – também os africanos, os orientais e os asiáticos.

Concomitante as celebrações pela ampliação de nosso turismo ganhou destaque em nossa imprensa e redes sociais o quanto ainda temos que avançar para tornar Fortaleza e todo Ceará uma referência para o Brasil e o resto do mundo. Nesta semana uma imensa mancha escura atraiu os olhares de quem passava pelo movimentado calçadão e areias da Beira Mar, mais precisamente na praia do Náutico. O rastro, percebido com a maré baixa, sai de uma das galerias pluviais e segue em direção ao mar onde banhistas costumam estar. Ou costumavam. Uma triste realidade de uma cidade que não se preparou para ser o que já é. Mesmo diante de tantos problemas estruturais somos a terceira cidade mais visitada. Poderia falar do Instituto de Planejamento de Fortaleza, que lutei na Câmara para ser recriado e assim ir minimizando os problemas de um crescimento desordenado. Poderia falar do que já foi muito propagado por meio de denúncias a respeito das ligações clandestinas e criminosas de esgotos residenciais que existem entre os ricos prédios da Beira Mar e as galerias que deveriam apenas receber as águas das chuvas. Mas, prefiro apenas me ater aos dissabores de ainda ver imagens como a da praia do Náutico e das 31 praias impróprias para os banhistas (cearenses ou não), os mesmo que acabam escolhendo Fortaleza e o Ceará como locais de descanso para si e suas famílias.

Vereador GelsonFerraz é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, da Câmara Municipal de Fortaleza

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest