Sustentabilidade: a chave para um futuro melhor

23_09_13_artigos_e_textos_sergio_nunes_sustentabilidade

Costumamos ouvir a palavra “sustentabilidade” quase que todos os dias, mas o que ela quer dizer, afinal? Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes ao meio ambiente, como a mineração, a extração vegetal, a agricultura em larga escala e na fabricação de papel e celulose, por exemplo, a aplicação de práticas sustentáveis revelou-se economicamente viável.

Em países do primeiro mundo, o conceito de sustentabilidade é uma realidade discutida e aplicada há décadas. Este conceito começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), realizada em Estocolmo, na Suécia, em junho de 1972. Esta foi a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. Porém, o termo sustentabilidade surgiu em 1987 e foi utilizado pela primeira vez na seguinte frase proferida pela norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem suas próprias.”

As primeiras preocupações com um meio ambiente sustentável no Brasil tiveram início em 1992 com a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92), no Rio de Janeiro. Porém, foi somente com a globalização, a melhoria econômica de nosso país e a criação de institutos sustentáveis em grandes multinacionais instaladas no Brasil é que passamos a dar mais importância à sustentabilidade. Grandes empresas como Volvo, HSBC (multinacionais) e o Boticário (esta em um ótimo exemplo brasileiro), investem boa parte de seus recursos em ideias e ações sustentáveis. Essas são apenas três de vários exemplos que temos no país hoje em dia.

Tais ações se refletem em melhores condições de trabalho para seus funcionários, melhorias nas comunidades onde essas empresas estão instaladas e no meio ambiente da região. Ou seja: sustentabilidade também quer dizer melhoria na qualidade de vida das pessoas; é o equilíbrio do ser humano com o meio onde vive.

Apesar de termos avançado, ainda nos falta muito para que possamos chegar a um nível adequado de sustentabilidade. O alto custo e a falta de uma “cultura sustentável” em nossa sociedade são entraves para a não obtenção do nível desejável. Como exemplos, podemos citar os altos tributos cobrados para taxar os veículos híbridos e a falta de iniciativas governamentais, já que raramente vemos em instituições do governo, o uso de válvulas de descarga ecológica, toalhas reutilizáveis de pano, captação da água da chuva para o uso em banheiros, uso de energia limpa, etc. Esta consciência sustentável é um dos fatores mais importantes e determinantes para o pleno desenvolvimento de nosso país. Ainda há tempo de revertermos este jogo, já que temos um país com uma natureza privilegiada, rico em cultura e diversidade e como pode-se imaginar, um imenso potencial sustentável.

Sergio Augusto Viviani Nunes é coordenador estadual do PRB Sustentabilidade no Paraná, cientista político, graduado na Universidade Estadual de Missouri, EUA e diretor de Operações no Brasil da ONG ambiental estadunidense, Earthwatch Institute.

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest