Somos todos brasileiros

Somos todos brasileiros

A diferença de opiniões sempre será saudável e desejável, desde que se tenha uma atitude de busca da convergência e da construção do consenso

Choque: esta é a melhor palavra que encontrei para descrever o sentimento que tive quando vi o muro construído para separar os manifestantes pró e contra o impeachment em Brasília.

Quem conhece um pouco de história sabe bem o conteúdo simbólico negativo dos muros. Eles separaram o mundo em Berlim durante a Guerra Fria, isolam judeus e palestinos em Israel nos dias presentes e ameaçam fraturar a fronteira entre EUA e México sob o pretexto de coibir a imigração ilegal.

E como isso foi acontecer logo aqui, em Brasília?

Sem perceber, erguemos um muro entre nós, com resultados perversos para todos. A divisão só leva a um diálogo de surdos. Ninguém ouve as propostas do outro, ninguém coopera, ninguém faz nada. Todos ficam apenas com a sua versão dos assuntos, criando um ambiente estéril para o desenvolvimento coletivo.

Como a nossa recessão econômica está aí a mostrar, é impossível para um país crescer sem diálogo. Sem capacidade de definir uma direção, ficamos paralisados no meio da chuva. Propostas não são aprovadas, não há sugestões nem debates. Existe apenas o deserto dos projetos individuais de poder.

Ao final da votação, o muro da Esplanada será desmontado. Mas e as barreiras entre os brasileiros, também cairão? É preciso superar as divisões políticas recentes e não nos isolarmos em polos ideológicos. A diferença de opiniões sempre será saudável e desejável, desde que se tenha uma atitude de busca da convergência e da construção do consenso.

Acima de tudo, somos brasileiros e o desejo comum de buscar o bem deve prevalecer. Se há discordância a respeito dos caminhos que devem ser trilhados até chegarmos lá, que as pessoas saibam conviver com tolerância e disposição para convencerem e serem convencidas. Eis aí a essência da democracia.

 

*Paulo Cesar Oliveira é presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB)

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!