Somos todos brasileiros

Somos todos brasileiros

A diferença de opiniões sempre será saudável e desejável, desde que se tenha uma atitude de busca da convergência e da construção do consenso

Choque: esta é a melhor palavra que encontrei para descrever o sentimento que tive quando vi o muro construído para separar os manifestantes pró e contra o impeachment em Brasília.

Quem conhece um pouco de história sabe bem o conteúdo simbólico negativo dos muros. Eles separaram o mundo em Berlim durante a Guerra Fria, isolam judeus e palestinos em Israel nos dias presentes e ameaçam fraturar a fronteira entre EUA e México sob o pretexto de coibir a imigração ilegal.

E como isso foi acontecer logo aqui, em Brasília?

Sem perceber, erguemos um muro entre nós, com resultados perversos para todos. A divisão só leva a um diálogo de surdos. Ninguém ouve as propostas do outro, ninguém coopera, ninguém faz nada. Todos ficam apenas com a sua versão dos assuntos, criando um ambiente estéril para o desenvolvimento coletivo.

Como a nossa recessão econômica está aí a mostrar, é impossível para um país crescer sem diálogo. Sem capacidade de definir uma direção, ficamos paralisados no meio da chuva. Propostas não são aprovadas, não há sugestões nem debates. Existe apenas o deserto dos projetos individuais de poder.

Ao final da votação, o muro da Esplanada será desmontado. Mas e as barreiras entre os brasileiros, também cairão? É preciso superar as divisões políticas recentes e não nos isolarmos em polos ideológicos. A diferença de opiniões sempre será saudável e desejável, desde que se tenha uma atitude de busca da convergência e da construção do consenso.

Acima de tudo, somos brasileiros e o desejo comum de buscar o bem deve prevalecer. Se há discordância a respeito dos caminhos que devem ser trilhados até chegarmos lá, que as pessoas saibam conviver com tolerância e disposição para convencerem e serem convencidas. Eis aí a essência da democracia.

 

*Paulo Cesar Oliveira é presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB)

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest