Só a Democracia pode salvar a si mesma

FOTO Douglas Gomes-135

 

Os contextos históricos servem para justificar muitos erros que nos parecem injustificáveis aos olhos do tempo, este senhor da razão. Assim é quando olhamos para o retrovisor da história e nos deparamos com os horrores dos anos de chumbo no Brasil. A ditadura militar que silenciou o país por 20 anos originou-se no que deveria ser uma revolução civil-militar que garantiria a Democracia.

Vítima de si mesma a sociedade brasileira, apoiadora que foi da chamada Revolução, se viu refém de um Golpe que se revelaria Militar.

As garantias do povo foram violadas e o poder ditatorial sistematicamente ampliado. O Ato Institucional Número 5, ou simplesmente AI-5, marcou um dos períodos mais dramáticos e sangrentos da nossa história recente.

Não podemos mudar o passado, mas podemos, com certeza, moldar o nosso futuro. A moldura que colocaremos nesta nova tela depende da nossa consciência e atitude. Não existe forma de mudar o mundo a não ser a partir de atos concretos que nos imponham um melhor agir e isso, no que se refere à população brasileira, passa pela ordem política, que tem as ferramentas necessárias para garantir políticas públicas que ofereçam uma melhor qualidade de vida para o nosso povo em todos os aspectos.

As desculpas pelos erros cometidos no passado e, aparentemente justificáveis pelo contexto histórico, não mudam o que foi feito mas sinalizam para uma tomada de consciência e responsabilização por nosso futuro.

Esses contextos históricos são importantes ao pensarmos sobre as posições adotadas por pessoas formadoras de opinião, meios de comunicação e outras instituições como a Associação Baiana de Imprensa (ABI) que também deu o seu apoio àquela “Revolução Civil-Militar” por acreditar no que preconizava.

Mas provado está que ofertar poder é uma temeridade e o custo é alto. Tão caro quanto as vidas que ceifou.

A História é um instrumento de que dispomos para ir em frente aprendendo com os erros para não repeti-los. E devo concordar com carta de retratação publicada pelo Jornal O Globo em editorial de pedido de desculpas à nação por ter apoiado o Golpe Militar de 64, quando diz: “A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma.”

Esta é a nossa lição!

*Márcio Marinho é deputado federal e presidente do PRB Bahia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!