Segurança: Eixo principal de novas políticas públicas

José Freitas

José Freitas é Secretário Municipal de Segurança de Porto Alegre.

 

Em Porto Alegre, a segurança pública tem sido debatida pelas comunidades de forma expressiva. A 2ª Conferência Municipal de Segurança Urbana, que realizamos neste ano, teve uma conotação fundamental: a efetividade do controle social sobre as políticas de segurança, analisando o planejamento, formulação e implantação de ações. É importante que a população, principalmente por ser um tema fechado, técnico e por sua natureza, participe de forma contínua, pois a segurança pública não é apenas uma ação policial repressiva, mas um processo que é construído juntamente com a sociedade.

A partir da minha vivência profissional como conselheiro tutelar, durante sete anos, e da aproximação com as comunidades, acredito na participação popular de quem vive a realidade na ponta estimula a ampliação de políticas públicas de segurança. Segurança se faz com ações preventivas específicas de cada região e a 2ª Conferência Municipal de Segurança, enquanto órgão propositivo teve como fator principal a participação popular que foi de fundamental importância para a Guarda Municipal, dando destaque para que o município intervenha nas questões de segurança pública.

Foram no total 32 reuniões realizadas entre as pré-conferências regionais, temáticas e livres. As proposições destacadas nas plenárias ocorridas em cada região da capital foram compiladas em três cadernos separados pelos três eixos temáticos norteadores da 2ª Conferência Municipal de Segurança: Diagnóstico das Políticas Públicas de Segurança de Porto Alegre; Diretrizes para o Plano Municipal de Segurança; Sistema Municipal de Proteção Social e Conselho, Fóruns de Segurança e Conselho Comunitários de Segurança.

O trabalho de segurança é essencial e deve ser feito em ação conjunta, entre Município e Estado. É coerente ressaltar a importância do controle social sobre as políticas públicas de segurança. Esse controle precisa cumprir sua tarefa constitucional que é também a de propor projetos, programas e ações. O policiamento precisa ser comunitário e as comunidades devem colaborar com as polícias.

Para a concretização de todas as reuniões nas mais diversas regiões de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Segurança contou com o apoio fundamental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e da Câmara Municipal de Porto Alegre, possibilitando a realização de todos os eventos da 2ª Conferência Municipal de Segurança.

 

*José Freitas (PRB) é Secretário de Segurança de Porto Alegre

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest