Segurança: Eixo principal de novas políticas públicas

José Freitas

José Freitas é Secretário Municipal de Segurança de Porto Alegre.

 

Em Porto Alegre, a segurança pública tem sido debatida pelas comunidades de forma expressiva. A 2ª Conferência Municipal de Segurança Urbana, que realizamos neste ano, teve uma conotação fundamental: a efetividade do controle social sobre as políticas de segurança, analisando o planejamento, formulação e implantação de ações. É importante que a população, principalmente por ser um tema fechado, técnico e por sua natureza, participe de forma contínua, pois a segurança pública não é apenas uma ação policial repressiva, mas um processo que é construído juntamente com a sociedade.

A partir da minha vivência profissional como conselheiro tutelar, durante sete anos, e da aproximação com as comunidades, acredito na participação popular de quem vive a realidade na ponta estimula a ampliação de políticas públicas de segurança. Segurança se faz com ações preventivas específicas de cada região e a 2ª Conferência Municipal de Segurança, enquanto órgão propositivo teve como fator principal a participação popular que foi de fundamental importância para a Guarda Municipal, dando destaque para que o município intervenha nas questões de segurança pública.

Foram no total 32 reuniões realizadas entre as pré-conferências regionais, temáticas e livres. As proposições destacadas nas plenárias ocorridas em cada região da capital foram compiladas em três cadernos separados pelos três eixos temáticos norteadores da 2ª Conferência Municipal de Segurança: Diagnóstico das Políticas Públicas de Segurança de Porto Alegre; Diretrizes para o Plano Municipal de Segurança; Sistema Municipal de Proteção Social e Conselho, Fóruns de Segurança e Conselho Comunitários de Segurança.

O trabalho de segurança é essencial e deve ser feito em ação conjunta, entre Município e Estado. É coerente ressaltar a importância do controle social sobre as políticas públicas de segurança. Esse controle precisa cumprir sua tarefa constitucional que é também a de propor projetos, programas e ações. O policiamento precisa ser comunitário e as comunidades devem colaborar com as polícias.

Para a concretização de todas as reuniões nas mais diversas regiões de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Segurança contou com o apoio fundamental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e da Câmara Municipal de Porto Alegre, possibilitando a realização de todos os eventos da 2ª Conferência Municipal de Segurança.

 

*José Freitas (PRB) é Secretário de Segurança de Porto Alegre

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!