Redes sociais: a nova arma do consumidor

redes-sociais-a-nova-arma-do-consumidor-vinicius-de-carvalho-prb-foto-douglas-gomes-24-11-14

Vinicius Carvalho é Advogado, especialista em Direitos do Consumidor.

 

Havia um tempo em que o consumidor passava por um verdadeiro martírio para reivindicar seus direitos violados. Ligações intermináveis, papéis, fax, perda de tempo em filas de atendimento ao cliente. Apesar das tentativas exaustivas, muitas vezes o sentimento era de descaso por parte das empresas. Atualmente, este quadro mudou.

Embora ainda exista dificuldade em alguns casos, o consumidor ganhou uma nova arma: a internet. As empresas foram então obrigadas a abrir mais esta porta de diálogo com os clientes, afinal, não querem perder credibilidade diante da velocidade das informações e da disseminação de fatos negativos que possam comprometer suas vendas.

Grandes empresas foram reestruturadas para dar retornos imediatos e respostas convincentes pelas redes sociais. Algumas, inclusive, tiveram que reverter sérias crises institucionais por causa da internet. Bombardeadas por algum fato negativo, buscaram reforços para atuar por trás dos monitores e apresentar argumentos que pudessem reverter o desgaste na imagem da empresa.

Uma vez que a informação (negativa ou positiva) é propagada na web, dificilmente ela será eliminada. Pode, no máximo, ser administrada. Inúmeros casos de descaso com o consumidor foram solucionados por causa de um post ou de um compartilhamento na web. Com apenas um clique é possível resgatar o histórico de reclamações de uma empresa. Trata-se de uma verdadeira arma para consumidor.

Cabe às empresa usá-las a seu favor, atuando na divulgação eficaz e assertiva, principalmente, ao atender solicitações, dúvidas e reclamações durante os 7 dias por semana, 24 horas por dia. Afinal a internet não para.

Em minha página nas redes sociais, por exemplo, já realizei centenas de atendimento sobre os mais variados temas. Todos têm algo em comum: o descaso das empresas com o cliente. Minha principal orientação é que, independentemente do valor envolvido, é fundamental que o cliente busque seus direitos, não apenas para resolver o seu próprio problema, mas para permitir que outros consumidores não sejam igualmente lesados. E no quesito ‘comunicação de alto e rápido alcance’, a internet não falha – e podem ter certeza que ela veio pra ficar.

 

*Vinicius Carvalho é advogado, especialista em Direitos do Consumidor e deputado federal eleito pelo PRB São Paulo

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest