PRB: 10 anos de um partido transformador

Gilmaci

 

Em meio a manifestações e insatisfações contra o status quo da política nacional, parece difícil encontrar uma alternativa partidária que represente o clamor da população e que, ao mesmo tempo, não esteja envolvida em escândalos de corrupção, mas, sem demagogia, posso dizer que o Partido Republicano Brasileiro (PRB) tem sido solo frutífero em meio à verdadeira seca ética e ideológica que estamos vivendo. Afirmo isso, não como alguém distante, mas, além de compor as fileiras desse partido, sou uma das pessoas que acompanhou o nascimento do PRB que, no dia 25 de agosto próximo, completa 10 anos de fundação.

O partido nasceu de um pequeno grupo que buscava aquilo que parecia uma utopia para muitos: o bem comum. A legenda cresceu, não é mais a nanica de antes, e os números mostram isso: foi o partido que mais cresceu em 2014, numérica e percentualmente; o PRB saltou de oito para 21 deputados federais; possui também uma bancada com 31 deputados estaduais e um deputado distrital, um senador, 78 prefeitos e 1.204 vereadores; elegeu o deputado Celso Russomanno, o deputado mais votado do Brasil, com 1,5 milhão de votos; em São Paulo o PRB conta agora com quatro deputados estaduais; o partido já administrou o Ministério da Pesca e hoje está à frente do Ministério do Esporte; o PRB lidera um bloco com 38 deputados federais e é, atualmente, a quarta força na Câmara dos Deputados.

Temos orgulho, principalmente, de fazer parte de um partido que não está envolvido em escândalos de corrupção e que conta com uma militância ativa e comprometida com o bem comum. Hoje o PRB possui mais de 300 mil filiados, pessoas que acreditam que é possível, sim, fazer uma política de qualidade em meio a tanta decepção. Nosso presidente nacional, o advogado Marcos Pereira, também vem se destacando no cenário político, desde sua posse, em 2011, o republicano ampliou o partido por todo o país e sua atuação chamou a atenção da imprensa nacional em diversos momentos.

Mas, em meio a tantas siglas e retóricas, o que temos feito de tão diferente? Bom, essa é a palavra que define muito bem o partido, diferente, afinal, não somos melhores que os partidões, mas temos procurado ser diferentes, pois se queremos mudanças temos que primeiro ser a mudança, e nossos filiados tem buscado esse mesmo ideal. Ser diferente na política também é priorizar o interesse coletivo em detrimento do privado, e isso sem tropeçar em obstáculos éticos e morais.

Infelizmente, a política está em total descrédito, e não é para menos, já que boa parte da camada governante está interessada apenas em preservar privilégios econômicos e interesses pessoais. Como disse Benito Juárez, ex-presidente mexicano: “Tenho a convicção de que a respeitabilidade do governante vem da lei e de um reto proceder, e não de trajes nem de aparatos militares, próprios somente para os reis do teatro”. É essa respeitabilidade e seriedade que nossas fileiras têm preservado.

Nossa comemoração nesta terça-feira será a altura do crescimento da sigla, no dia 25 lideranças de todo o Brasil irão se reunir em Brasília para comemorar essa data histórica. O PRB já começou a comemorar o aniversário, primeiro com a exposição que estará aberta ao público do dia 19 de agosto a 10 de setembro e, em 25 de agosto, militantes e lideranças estarão juntas na Câmara dos Deputados comemorando durante um dia inteiro essa importante data, no período da manhã, às 10h30, haverá uma Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães, e mais tarde, às 15h, ocorrerá uma programação especial no Auditório Nereu Ramos.

Nesse dia iremos comemorar os 10 anos do PRB, mas, principalmente, é hora de festejar o crescimento de um partido que podemos chamar de nosso, uma sigla que nasceu com um ideal genuíno, que segue firme em suas ideologias e que pode representar os anseios dessa grandiosa nação, já que caminha junto com o interesse da nossa população. Como diz o amigo republicano Jean Madeira, secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo: “Sozinho eu chego mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.

 

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB São Paulo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest