Por um Brasil de pessoas independentes!

 

Responda rápido: o que faz um país verdadeiramente independente? Os livros acadêmicos vão responder que é a soberania, quer dizer, a capacidade de um povo de se autogovernar pelas suas leis. Sob esse prisma, os brasileiros conquistaram independência em 1822, quando D. Pedro I rompeu com a sua família e declarou o Brasil uma pátria soberana.

Mas é preciso ir mais fundo nessa discussão.

Deixando as definições formalistas de lado, ser independente é ter a capacidade de andar com as próprias pernas. E, considerando que, quando falamos de Brasil, estamos nos referindo às pessoas que aqui vivem, a pergunta que realmente importa é se o nosso povo, ou a maior parte dele, anda com a cabeça erguida e segundo as suas próprias convicções?

O ponto é que a Independência não é uma data histórica, um evento que ficou lá atrás. Ela é, antes de tudo, um compromisso pela emancipação do ser humano, dos nossos concidadãos que, por algum motivo, ainda não conseguem ter a oportunidade de realizar as suas potencialidades.

As condições para uma população ser independente são a liberdade de pensamento, condições para que todos possam se desenvolverem material e intelectualmente e a ausência de barreiras que discriminem e limitem as possibilidades de uns, como o preconceito racial, de gênero e social. Portanto, o “grito do Ipiranga” deve ser dado todos os dias. Ele está nas políticas educacionais e também na distribuição de renda, desde que esteja voltada para tornar o indivíduo mais senhor de si, e menos dependente do Estado.

Temos a oportunidade de reafirmarmos os valores da nossa civilização e a emancipação do brasileiro em relação às suas principais mazelas. Este compromisso está pautado no equilíbrio ético entre o desenvolvimento e as liberdades individuais de um lado e a solidariedade e a busca de uma sociedade mais equilibrada e justa por outro.

 

Mauro Silva é presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB)

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest