Por um Brasil de pessoas independentes!

Mauro Silva é presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB).

Publicado em 17/9/2014 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 18:56

Responda rápido: o que faz um país verdadeiramente independente? Os livros acadêmicos vão responder que é a soberania, quer dizer, a capacidade de um povo de se autogovernar pelas suas leis. Sob esse prisma, os brasileiros conquistaram independência em 1822, quando D. Pedro I rompeu com a sua família e declarou o Brasil uma pátria soberana.

Mas é preciso ir mais fundo nessa discussão.

Deixando as definições formalistas de lado, ser independente é ter a capacidade de andar com as próprias pernas. E, considerando que, quando falamos de Brasil, estamos nos referindo às pessoas que aqui vivem, a pergunta que realmente importa é se o nosso povo, ou a maior parte dele, anda com a cabeça erguida e segundo as suas próprias convicções?

O ponto é que a Independência não é uma data histórica, um evento que ficou lá atrás. Ela é, antes de tudo, um compromisso pela emancipação do ser humano, dos nossos concidadãos que, por algum motivo, ainda não conseguem ter a oportunidade de realizar as suas potencialidades.

As condições para uma população ser independente são a liberdade de pensamento, condições para que todos possam se desenvolverem material e intelectualmente e a ausência de barreiras que discriminem e limitem as possibilidades de uns, como o preconceito racial, de gênero e social. Portanto, o “grito do Ipiranga” deve ser dado todos os dias. Ele está nas políticas educacionais e também na distribuição de renda, desde que esteja voltada para tornar o indivíduo mais senhor de si, e menos dependente do Estado.

Temos a oportunidade de reafirmarmos os valores da nossa civilização e a emancipação do brasileiro em relação às suas principais mazelas. Este compromisso está pautado no equilíbrio ético entre o desenvolvimento e as liberdades individuais de um lado e a solidariedade e a busca de uma sociedade mais equilibrada e justa por outro.

* Mauro Silva é presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB)

Reportar Erro
Send this to a friend