Política: vocação ou profissão?

 

O Brasil e o mundo passam por momentos de agitação e de incertezas e isso requer de nós sabedoria para lidar com o futuro das pessoas. É um grande desafio.

A política e boa parte dos políticos caíram em descrédito, não há como negar. O péssimo exemplo de um bocado deles contribui para essa má fama. Há, sim, inúmeras coisas boas acontecendo e há, sim, de se fazer a separação do trigo em meio ao joio. Toda generalização é estúpida.

O termo “política” vem do grego “polis”, que significa “cidade”. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade. O político, portanto, seria o cuidador desse espaço público de convergências.

Há políticos por vocação, raridade hoje, e políticos profissionais – aos montes por aí. A palavra “vocação”, do latim “vocare”, quer dizer “chamado”. Logo, um político por vocação atende a um chamado. Ele trabalha não porque ganha algo em troca, mas porque ama o que faz.

Na vocação, o prazer reside na própria ação de fazer o que tem que ser feito. É como um homem apaixonado que ama sua mulher pela alegria de estar com ela, de satisfazê-la. A vocação política é a arte de transformar sonhos em realidade.

Já os profissionais da política não estão de fato preocupados com a “polis”. O prazer desses homens não está na ação de fazer o bem, mas no ganho que isso proporciona. Ele usa o espaço de todos para construir seu espaço privado – e privilegiado.

A vocação política é nobre. A profissionalização é vil. O futuro do Brasil depende dessa luta entre vocacionados e profissionais, entre aqueles que atendem ao chamado para servir a todos contra os que usurpam do que é público para benefício particular.

Lamentavelmente, muitos que sentem o chamado da política não têm coragem de atendê-lo por medo de serem confundidos e levados à vala comum dos políticos profissionais. E isso cada vez mais afasta as pessoas de bem da vida pública, o que é um perigo para o País.

Por isso, falo especialmente aos brasileiros de bem: apaixonem-se pela política. Ocupem os espaços públicos, discutam o futuro da sua cidade e da nação. Os profissionais não querem vocês lá e farão de tudo para colocá-los de canto nas decisões mais importantes.

 

Marcos Pereira

Presidente Nacional do PRB

*Artigo publicado na Folha Universal – 08/02

 

Site: www.marcospereira.com

Twitter: twitter.com/marcospereira04

Instagram: http://instagram.com/marcospereira1010

Facebook: www.facebook.com/marcospereira1010

Blog: http://noticias.r7.com/blogs/marcos-pereira/

Youtube: http://www.youtube.com/user/MARCOSPEREIRAPRB10

 

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest