Política: vocação ou profissão?

 

O Brasil e o mundo passam por momentos de agitação e de incertezas e isso requer de nós sabedoria para lidar com o futuro das pessoas. É um grande desafio.

A política e boa parte dos políticos caíram em descrédito, não há como negar. O péssimo exemplo de um bocado deles contribui para essa má fama. Há, sim, inúmeras coisas boas acontecendo e há, sim, de se fazer a separação do trigo em meio ao joio. Toda generalização é estúpida.

O termo “política” vem do grego “polis”, que significa “cidade”. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade. O político, portanto, seria o cuidador desse espaço público de convergências.

Há políticos por vocação, raridade hoje, e políticos profissionais – aos montes por aí. A palavra “vocação”, do latim “vocare”, quer dizer “chamado”. Logo, um político por vocação atende a um chamado. Ele trabalha não porque ganha algo em troca, mas porque ama o que faz.

Na vocação, o prazer reside na própria ação de fazer o que tem que ser feito. É como um homem apaixonado que ama sua mulher pela alegria de estar com ela, de satisfazê-la. A vocação política é a arte de transformar sonhos em realidade.

Já os profissionais da política não estão de fato preocupados com a “polis”. O prazer desses homens não está na ação de fazer o bem, mas no ganho que isso proporciona. Ele usa o espaço de todos para construir seu espaço privado – e privilegiado.

A vocação política é nobre. A profissionalização é vil. O futuro do Brasil depende dessa luta entre vocacionados e profissionais, entre aqueles que atendem ao chamado para servir a todos contra os que usurpam do que é público para benefício particular.

Lamentavelmente, muitos que sentem o chamado da política não têm coragem de atendê-lo por medo de serem confundidos e levados à vala comum dos políticos profissionais. E isso cada vez mais afasta as pessoas de bem da vida pública, o que é um perigo para o País.

Por isso, falo especialmente aos brasileiros de bem: apaixonem-se pela política. Ocupem os espaços públicos, discutam o futuro da sua cidade e da nação. Os profissionais não querem vocês lá e farão de tudo para colocá-los de canto nas decisões mais importantes.

 

Marcos Pereira

Presidente Nacional do PRB

*Artigo publicado na Folha Universal – 08/02

 

Site: www.marcospereira.com

Twitter: twitter.com/marcospereira04

Instagram: http://instagram.com/marcospereira1010

Facebook: www.facebook.com/marcospereira1010

Blog: http://noticias.r7.com/blogs/marcos-pereira/

Youtube: http://www.youtube.com/user/MARCOSPEREIRAPRB10

 

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest