Política com sensibilidade

paulo-cesar-oliveira-frb-prb-para-artigo-foto-roberto-ribeiro

Paulo Cesar Oliveira é o presidente da Fundação Republicana Brasileira.

 

Na vida, cada experiência que passamos nos prepara para o que vem a seguir. Se você acredita que há um plano superior para todas as pessoas, independente da sua crença, sabe que as coisas exigem maturação e possuem o tempo certo para acontecer. Nesse sentido, desde o momento em que fui escolhido para servir à Fundação Republicana Brasileira, meu esforço se voltou para vasculhar todo aprendizado obtido com os erros e acertos que fazem parte da minha vida e me perguntar o que eu poderia ter de mais útil para oferecer à sociedade brasileira.

Como arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aprendi desde cedo que a precisão é fundamental a qualquer bom projeto. Sabendo bem quais são nossos objetivos e sendo realista quanto aos recursos disponíveis para realiza-los, conseguimos chegar lá sem desperdício e sem perda de tempo. Em um momento no qual as pessoas estão extremamente impacientes quanto à má política, à corrupção e ao gasto excessivo de dinheiro público em obras superfaturadas e inacabadas, tenho certeza de que lição da precisão é valiosa e vai de encontro ao lema do PRB de cuidado extremo com a coisa pública.

Além disso, como toda a minha vida pública aconteceu no nível municipal, tive condições de aprender uma lição muito importante que talvez seja mais difícil de visualizar quando não se está em contato direto com a população. Vou contar isso por meio de um exemplo: enquanto a falência de uma microempresa é uma estatística para o funcionário do ministério, para o secretário municipal a quebra de uma padaria que seja significa normalmente um ou mais pais de família desempregados, com dificuldade para sustentar sua casa e seus filhos.

É assim que vemos as coisas. Nós sofremos e comemoramos juntos com as pessoas os fracassos e os sucessos da política. Afinal, é na prefeitura onde o gestor público está mais próximo do cidadão e onde também ele tem menos recursos disponíveis para atender suas demandas. Por isso, é preciso desenvolver bastante sensibilidade para lidar com o problema do outro.

Sei que a FRB tem realizado sua função com grande competência. Os números de cursos realizados e de alunos atingidos são impressionantes e inspiradores. Ela já figura como uma organização importante no cenário nacional, exercendo papel relevante na conscientização de cidadãos e na preparação de quadros técnicos para o exercício de funções públicas nos níveis federal, estadual e municipal.

A Fundação também possui, ela própria, um corpo de funcionários e colaboradores muito capacitado e está se preparando para alçar novos voos. Seu trabalho já foi reconhecido até por jornais da grande mídia que, via de regra, não costumam elogiar nada que tenha relação com a política.

Portanto, me sinto um privilegiado de chegar à esta casa, tão sólida e bem construída. Quero dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e acrescentar o que eu puder dentro daquilo para o qual a vida me preparou, com especial atenção para melhorarmos os gestores onde eles são mais necessários, nas cidades. Assim, a FRB vai continuar realizando sua vocação da forma que melhor sabe fazer, do lado das pessoas.

 

*Paulo Cesar Oliveira é o Presidente da Fundação Republicana Brasileira
Foto: Roberto Ribeiro

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest