Pesca sustentável

marcelo-crivella-prb-foto-Waldemir-Barreto

 

Com 8.500 km de costa e 13% da água doce superficial do planeta, o Brasil ainda deve ao mundo uma produção de pescado que esteja à altura dos seus imensos recursos naturais. Somos um dos países com maior potencial pesqueiro. Temos tudo para ficar tão competitivos como já somos nos grãos e outros tipos de carne.

O presidente Lula empreendeu as primeiras tentativas efetivas de vulto para que o País encontrasse o seu destino. A modernização da frota pesqueira, a expansão do seguro-defeso, as leis da Pesca e das Colônias, a demarcação dos parques aquícolas nos reservatórios das hidrelétricas, a expansão da infraestrutura e, principalmente, a criação deste ministério foram medidas fundamentais para que o Brasil se tornasse próspero. Estamos empenhados em aprimorar nossos conhecimentos científicos e desenvolver nossas técnicas mais modernas. Com isso, vamos gerar riqueza e milhares de empregos na cadeia produtiva.

A aquicultura é um excelente negócio, como atesta o BNDES, e pode se tornar atividade promissora em todas as regiões do País. A lucratividade de um hectare de lâmina d’água com criação de pescado supera geometricamente a obtida em uma mesma área com gado. O setor cresce cerca de 10% ao ano e caminha para 20%, com a entrada em operação dos parques e áreas aquícolas que serão implantados pelo ministério em reservatórios de hidrelétrica e no litoral.

Na Rio+20, defendi a aquicultura como uma ótima solução para o Brasil produzir, de forma intensiva e com sustentabilidade ambiental, um alimento saudável e recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Nosso país tem esse dever para com seu povo e a humanidade de ser um dos três maiores produtores de pescado do mundo. Essa é a nossa missão. Que Deus nos ajude a cumpri-la.

*Marcelo Crivella (PRB-RJ) é Ministro da Pesca e Aquicultura

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest