Pesca sustentável

PODER

Com 8.500 km de costa e 13% da água doce superficial do planeta, o Brasil ainda deve ao mundo uma produção de pescado que esteja à altura dos seus imensos recursos naturais. Somos um dos países com maior potencial pesqueiro. Temos tudo para ficar tão competitivos como já somos nos grãos e outros tipos de carne.

O presidente Lula empreendeu as primeiras tentativas efetivas de vulto para que o País encontrasse o seu destino. A modernização da frota pesqueira, a expansão do seguro-defeso, as leis da Pesca e das Colônias, a demarcação dos parques aquícolas nos reservatórios das hidrelétricas, a expansão da infraestrutura e, principalmente, a criação deste ministério foram medidas fundamentais para que o Brasil se tornasse próspero. Estamos empenhados em aprimorar nossos conhecimentos científicos e desenvolver nossas técnicas mais modernas. Com isso, vamos gerar riqueza e milhares de empregos na cadeia produtiva.

A aquicultura é um excelente negócio, como atesta o BNDES, e pode se tornar atividade promissora em todas as regiões do País. A lucratividade de um hectare de lâmina d’água com criação de pescado supera geometricamente a obtida em uma mesma área com gado. O setor cresce cerca de 10% ao ano e caminha para 20%, com a entrada em operação dos parques e áreas aquícolas que serão implantados pelo ministério em reservatórios de hidrelétrica e no litoral.

Na Rio+20, defendi a aquicultura como uma ótima solução para o Brasil produzir, de forma intensiva e com sustentabilidade ambiental, um alimento saudável e recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Nosso país tem esse dever para com seu povo e a humanidade de ser um dos três maiores produtores de pescado do mundo. Essa é a nossa missão. Que Deus nos ajude a cumpri-la.

Marcelo Crivella é do PRB-RJ e comanda a pasta do Ministério da Pesca e Aquicultura

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest