Os 30 contra uma e o alerta sobre o resgate aos valores da família

valquiria-rezende-prb-foto-cedida-03-06-16

 

O caso de estupro coletivo envolvendo uma adolescente de 16 anos numa favela do Rio de Janeiro provocou indignação à população brasileira e aqueceu o debate sobre a banalização da violência contra a mulher e a existência de uma cultura do estupro no país. Sim, infelizmente, por trás da imagem de um povo alegre e que enfrenta as adversidades, como de fato é, ainda existe um Brasil violento. Isso tem sido demonstrado no registro diário da barbárie encarando todo tipo de violência como algo normal. A polícia brasileira relata uma agressão sexual a cada 11 minutos. Nesse contexto, mulheres, são vistas como seres inferiores.

O fato do estupro coletivo no Rio, que tem sido chamado de “trinta contra uma” haver – ainda que discretamente – uma culpabilização da vítima, demonstra o sentimento de posse e a força do subconceito machista de que mulher se usa e se descarta.

Porém, milhares de casos de estupro são registrados todos os anos no país e os números são vergonhosos e, sobretudo, assustadores. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que o Brasil tem registrado entre 136 mil e 476 mil casos de estupro por ano. Dessa forma fica notável que a valorização da família e dos valores éticos e morais são fundamentais também para o enfrentamento a esse problema no Brasil.

Lutar pela família e lutar pela mulher faz parte da ação política do PRB. Defendemos a participação da mulher na política e desenvolvemos ações em cada Estado da Federação para estimular o debate e a militância feminina. Acreditamos que o lugar de mulher é aonde ela quiser!

Lutamos pela equidade e pelos valores, entendemos que esse patriarcado velado, que o subconceito e a violência explicita precisam ser combatidos. É preciso ter conversa e ação.

Sabemos que a dependência financeira é outro vértice do problema, e assim podemos listar inúmeros porquês da subserviência e da perpetuação do patriarcado. Mas para isso há soluções encontradas com criatividade e foco em agir.

O PRB, de forma visionária, apoia a Casa Republicana em São Luiz do Maranhão, um projeto inovador que oferece capacitação e possibilidade de renda para mulheres chefe de família, que se empoderam da autonomia e do trabalho com dignidade. O resgate da família passa pela gestão financeira familiar e pela permanência das crianças em uma escola de qualidade.

Sabemos que o caminho é árduo e longo, mas estamos certas que o melhor investimento é em ações que fortalecem a liberdade de ação feminina. Conclamamos assim, trinta e mais trinta mulheres contra um inimigo: a violência física, psicológica e financeira. Juntas, podemos promover o resgate da família e a nossa dignidade como peça fundamental de uma sociedade menos violenta e com mais equidade.

*Valquiria Rezende é coordenadora estadual do PRB Mulher Tocantins

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest