Os 30 contra uma e o alerta sobre o resgate aos valores da família

valquiria-rezende-prb-foto-cedida-03-06-16

 

O caso de estupro coletivo envolvendo uma adolescente de 16 anos numa favela do Rio de Janeiro provocou indignação à população brasileira e aqueceu o debate sobre a banalização da violência contra a mulher e a existência de uma cultura do estupro no país. Sim, infelizmente, por trás da imagem de um povo alegre e que enfrenta as adversidades, como de fato é, ainda existe um Brasil violento. Isso tem sido demonstrado no registro diário da barbárie encarando todo tipo de violência como algo normal. A polícia brasileira relata uma agressão sexual a cada 11 minutos. Nesse contexto, mulheres, são vistas como seres inferiores.

O fato do estupro coletivo no Rio, que tem sido chamado de “trinta contra uma” haver – ainda que discretamente – uma culpabilização da vítima, demonstra o sentimento de posse e a força do subconceito machista de que mulher se usa e se descarta.

Porém, milhares de casos de estupro são registrados todos os anos no país e os números são vergonhosos e, sobretudo, assustadores. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que o Brasil tem registrado entre 136 mil e 476 mil casos de estupro por ano. Dessa forma fica notável que a valorização da família e dos valores éticos e morais são fundamentais também para o enfrentamento a esse problema no Brasil.

Lutar pela família e lutar pela mulher faz parte da ação política do PRB. Defendemos a participação da mulher na política e desenvolvemos ações em cada Estado da Federação para estimular o debate e a militância feminina. Acreditamos que o lugar de mulher é aonde ela quiser!

Lutamos pela equidade e pelos valores, entendemos que esse patriarcado velado, que o subconceito e a violência explicita precisam ser combatidos. É preciso ter conversa e ação.

Sabemos que a dependência financeira é outro vértice do problema, e assim podemos listar inúmeros porquês da subserviência e da perpetuação do patriarcado. Mas para isso há soluções encontradas com criatividade e foco em agir.

O PRB, de forma visionária, apoia a Casa Republicana em São Luiz do Maranhão, um projeto inovador que oferece capacitação e possibilidade de renda para mulheres chefe de família, que se empoderam da autonomia e do trabalho com dignidade. O resgate da família passa pela gestão financeira familiar e pela permanência das crianças em uma escola de qualidade.

Sabemos que o caminho é árduo e longo, mas estamos certas que o melhor investimento é em ações que fortalecem a liberdade de ação feminina. Conclamamos assim, trinta e mais trinta mulheres contra um inimigo: a violência física, psicológica e financeira. Juntas, podemos promover o resgate da família e a nossa dignidade como peça fundamental de uma sociedade menos violenta e com mais equidade.

*Valquiria Rezende é coordenadora estadual do PRB Mulher Tocantins

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest