O que se comemora no dia 15 de Junho?

ricardo-quirino-prb-artigo-dia-do-idoso-foto-agenciaprbnacional-12-06-15

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 15 de junho, como o de Conscientização Mundial acerca da Violência Contra a Pessoa Idosa, para que houvesse um maior grau de comprometimento da sociedade com situações que envolvem o tema.

A questão é: quem tem conhecimento disso? A quem interessa? Certamente, poucas pessoas demonstram consciência desse fato social. Infelizmente, esse é o reflexo de como o envelhecimento é tratado em nosso país, de maneira distante e preconceituosa.

Todos os dias, e poderíamos dizer, a cada dez minutos, uma pessoa idosa tem algum direito violado neste imenso Brasil, sendo que, a maior parte dessas violações, ocorre dentro do próprio lar. Lar! (indago) de quem? Pois aquele que é desrespeitado dentro de sua casa, não se pode dizer que tenha um “lar”, e pasmem: os filhos respondem pelo maior número das agressões.

Por isso, é sempre de bom alvitre lembrar que, a proteção à integridade da pessoa idosa, é garantida pela Lei Federal n° 10.741, de 1º de Outubro de 2003 que criou o Estatuto do Idoso no Brasil. No capítulo 95 até o 108, diversos tipos de crimes, que se cometidos, podem levar os seus autores a penas que  variam de seis meses a doze anos de reclusão.

Portanto, não é nenhuma caridade, ou bondade respeitar os direitos desses cidadãos de  60 anos ou mais, pelo contrário, é obrigação e dever de todos o cumprimento do que está disposto na norma jurídica.

Aplaudo o louvável o esforço do legislador ordinário pela instituição do Estatuto do Idoso. Nada mais justo do que trazer para os nossos sexagenários, o reconhecimento à dignidade como pessoa humana, diz o Estatuto: “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação e omissão, será punido na forma da lei” (artigo 4º da Lei).

Enfim, precisamos avançar muito nas discussões acerca do tema, afinal, vivemos um processo acelerado de envelhecimento no Brasil, e se faz necessário avanços em políticas públicas que de fato venham oferecer uma real segurança aos mais vividos.

Pergunto: e agora, você já pode dizer o que se comemora pelo mundo no dia 15 de Junho? Penso que sim! É o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.

 

*Ricardo Quirino é Presidente Estadual do PRB em Goiás, Coordenador Nacional do PRB Idoso e ex-secretário do Idoso do Distrito Federal.

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest