O papel civilizatório da educação política II

paulo-cesar-oliveira-prb-frb-artigo-foto-roberto-ribeiro-28-04-15

Paulo Cesar Oliveira é presidente da Fundação Republicana Brasileira

 

Na mensagem anterior mencionei a importância da participação do cidadão na elaboração e execução de políticas públicas que verdadeiramente possam atender aos anseios da sociedade.

Mas o que temos visto, infelizmente, é um cidadão alheio e distante em sua maioria. Como prova vale visitar uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE Inteligência em 2013, com uma amostragem de 2002 pessoas entrevistadas em 140 municípios e que estabelece o chamado ICS (Índice de Confiança Social) em 18 diferentes instituições.

Considerando um parâmetro que vai de 0 a 100 pontos, podemos ver que o índice de confiança em 2013, por exemplo, estava em 48 pontos para a polícia, 47 para as escolas públicas, 41 para as eleições, 41 para o sistema eleitoral, 32 para o sistema público de saúde e 25 para os partidos políticos. Quase todos os números têm apresentado queda com o passar dos anos.

A bandeira que a Fundação Republicana Brasileira levantou há oito anos é a da educação política consciente, da formação de cidadãos que anseiam em contribuir para a sociedade, mas que estavam retraídos por pré-conceitos, muitas vezes distorcidos, sobre o verdadeiro significado da política.

Quando convidamos as pessoas para os nossos cursos é para que elas entendam o papel do cidadão no dia a dia da sua rua, do seu bairro, sua cidade, estado e país. Nesse contexto, cada um pode contribuir para o bem estar comum, no sentido abrangente da palavra política, que nada mais é do que viver e agir com o outro para um fim comum.

Nosso objetivo é resgatar a confiança da sociedade no papel agregador e transformador que a política pode exercer, sem colocar as más práticas como regra, e sim como exceção, e que devem dar lugar ao que chamamos de busca do bem comum acima de interesses pessoais.

A Fundação Republicana Brasileira procura abrir espaço para o cidadão participar de um debate de ideias e propostas para políticas públicas eficazes, transformando-o em autor das ações do poder público, das quais também é alvo.

Os relatos e depoimentos que têm chegado ao nosso conhecimento mostram que esta mensagem tem sido compreendida. Por isso, estamos prontos para acolher todos que queiram unir-se conosco nesta caminhada, pois estamos construindo nada mais do que a nova civilização brasileira democrática.

*Paulo Cesar Oliveira é presidente da Fundação Republicana Brasileira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest