O negro na política brasileira

O negro na política brasileira

Ossesio Silva é deputado estadual pelo PRB Pernambuco

 

Não é novidade que a escravidão no Brasil deixou graves consequências para a população negra em todos os âmbitos sociais. Mesmo após a abolição, os negros já “libertos” foram excluídos dos direitos sociais e de cidadania, e assim, foram “inseridos” dentro de um contexto social majoritariamente racista, com bases em uma concepção histórica branca e europeia. Estigmatizados pela sua cor e considerados inferiores, a população negra sofreu uma segregação histórica geracional.

Essa discrepância também engendrou o que podemos chamar de uma exclusão política dos negros (que perdura até os dias atuais), já que a política brasileira, desde seus primórdios, foi protagonizada por brancos.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2014, 55% dos 25,3 mil candidatos eram brancos, 34,9% pardos e 9,2% negros. Dos 1,6 mil eleitos, 75,6% são brancos, 21% pardos e apenas 3,1% negros. No Congresso Nacional, dos 594 parlamentares, menos de 10% são negros. Em Pernambuco, na Assembleia Legislativa, foram eleitos apenas três deputados estaduais negros. Esse número representa apenas 6,1% do total, de acordo com TRE/PE.

São números que não se coadunam com a realidade brasileira, já que, segundo o IBGE, os negros e mestiços representam mais de 50% da população. Por isso, a necessidade de se criar cotas nas universidades, no serviço público e políticas públicas de enfrentamento a discriminação racial, para tentar amenizar essa disparidade social e promover igualdade.

Acredito que enquanto não houver uma política nacional que garanta o espaço de negros em cargos de relevância, principalmente, no parlamento, dificilmente essa lacuna será suprida. Só assim, poderá haver alguma mudança no processo político brasileiro e uma maior representação do negro no cenário político.

 

**Ossesio Silva é deputado estadual pelo PRB Pernambuco

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest