O Esporte na construção da democracia

O Esporte na construção da democracia

Carlos Geraldo (PRB-PE) é Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

 

“Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico” como assinala Pierre Bourdieu, um dos maiores sociólogos da modernidade. E como despertar esse saber crítico se não por meio de ações que incluam a sociedade nesse processo? O Esporte é um grande agente social, pelo que desempenha papel fundamental na formação da cidadania. Sabemos que a desigualdade dialoga com a violência e como resultado dessa relação, vemos todos os dias milhares de jovens envolvidos no crime e na marginalidade.

Para muitos as atividades esportivas têm função tão somente de proporcionar entretenimento e lazer. Não apenas. Além de contribuir para qualidade de vida e aumentar a autoestima, aproxima pessoas diferentes, rompe preconceitos e democratiza o espaço. O Esporte, além de notável ferramenta de inclusão social, -porquanto é uma poderosa arma de combate às drogas, à violência e tantas outras mazelas consequentes da desigualdade- educa e desperta a perspectiva de um futuro melhor, bem como a realização de sonhos. Destarte, esse envolvimento tem grande relação com o poder crítico pontuado por Bourdieu, visto que independentemente da atividade física a ser executada, é primordial o controle emocional, exercício da mente, estratégia e raciocínio. Atributos, por vezes, escassos na sociedade diante de importantes escolhas.

O Brasil, mesmo tão conhecido pelo futebol, é celeiro de milhares de talentos em diversas modalidades, por isso, colecionador de títulos e medalhas. Contudo, mais do que colecionar títulos, é jogar no time dos que convergem todos os grupos sociais na grande arena desigual que é o nosso país. O Esporte faz isso. Para tanto é necessário incentivo, investimento e valorização do atleta brasileiro, dessa forma chegaremos ao pódio da inclusão social consoante a tão sonhada democracia.

*Artigo escrito por Carlos Geraldo, Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte e presidente licenciado do PRB Pernambuco.

Foto: Líbia Florentino

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest