O Brasil tem muito jeito, sim!

Artigo escrito por Telma Franco, presidente da Fundação Republicana Brasileira

Publicado em 20/3/2017 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 13:47

Há um verso em uma música que diz que “castelos nascem dos sonhos. Pra no real achar seu lugar [1]”. Nenhuma frase poderia traduzir melhor o que sinto pelo aniversário de 10 anos da nossa FRB!

Durante esse tempo, foram mais de 15 mil pessoas atendidas pelos nossos cursos de formação política, idiomas, lideranças femininas e direito eleitoral, entre outros. Tudo resultado de trabalho, dedicação e respeito aos recursos públicos que financiam nossas atividades.

A quantidade de histórias que vivemos, de cidades que visitamos e de pessoas que conhecemos nos ensinou, na prática, a verdadeira essência da política: sonho bom é aquele que se sonha acordado e em conjunto com outras pessoas.

Com sinceridade de propósitos, boa vontade e preparo, conseguimos experimentar a receita exata pela qual se formam boas comunidades, algo do qual o Brasil tanto precisa. Sociedades saudáveis são aquelas que valorizam e ajudam os indivíduos a se desenvolverem dentro das suas potencialidades.

Queremos nada menos que desenvolver uma nova concepção da política em nosso país, abandonando sua versão criminalizada e fortalecendo o papel do cidadão comum, para o seu bom funcionamento. Todos temos responsabilidades sobre o nosso ecossistema político e devemos exercê-las de forma qualificada e urgente.

Nenhuma sociedade boa é construída de cima para baixo. Pelo contrário, todas as nações desenvolvidas possuem comunidades que se sobrepõem e controlam suas elites políticas. A classe política deve ser responsiva ao seu povo, sabendo escolher bem suas prioridades, buscando a aplicação eficiente dos recursos e prestando contas de cada passo que dão.

Tudo que fizemos nestes 10 anos nos preparou para vivermos a próxima década. E como ninguém pode ficar estagnado, a Fundação Republicana Brasileira está preparando novos projetos, em especial para a construção de um ambiente de formação continuada (aguardem!).

A FRB é o conjunto de pessoas que a forma, sejam como estudantes, gestores, instrutores, o pessoal da administração, da comunicação, da limpeza e do cafezinho! Temos muito orgulho das nossas cores, crenças, sotaques e experiências.

O Brasil tem muito jeito! É só fazer as coisas do jeito certo que avançaremos 100 anos em 10, trazendo o Brasil dos nossos sonhos para o nosso dia a dia bem mais rápido do que pensamos!

[1] “Léo e Bia”, música de Oswaldo Montenegro.

*Telma Franco é presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB)

Reportar Erro
Send this to a friend