O Brasil para todos os brasileiros!

Artigo escrito por Márcio Marinho, deputado federal pelo PRB Bahia

Publicado em 28/5/2012 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 12:26

Esta é uma máxima perseguida por inúmeros governantes e mais ainda pela população pobre do Brasil.

Parece uma utopia. Uma inalcançável busca pelo “El Dorado”, antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas, segundo a qual tamanha era a riqueza da cidadela que o imperador tinha o hábito de se espojar no ouro em pó, para ficar com a pele dourada.

O “El Dorado” seria para nós, brasileiros de pele negra, a conquista dos nossos direitos que são verdadeiramente inalienáveis e dos quais não abrimos mão. Somos intransigentes na busca e incansáveis na luta.

Somos parte do Brasil, representamos 70% entre os 10% mais pobres da população e não passamos de 16% entre os 10% mais ricos do País, e temos direito a todas as oportunidades que brancos, amarelos, vermelhos, azuis e cidadãos de qualquer cor de pele possam ter.

O Brasil comemora a forma exemplar com que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, com unanimidade, a improcedência da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 186 contra o programa de cotas, tornando ainda mais legítimas as reivindicações de oportunidades significativas para a população negra.

No dia 13 de maio, aos 124 anos da abolição da escravatura no Brasil, nós, negros, filhos dos escravos brasileiros, nos distanciamos ainda mais dos discursos hipócritas que “há muito regem esta nação” e temos algo a comemorar.

*Márcio Marinho é deputado federal pelo PRB Bahia

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend