Não há final, apenas novos começos

presidente-mauro-silva-2014-um-ano-de-bons-trabalhos-fotodouglasgomes-29-12-14

 

A vida é feita de caminhos, de vários deles. Isso significa que as coisas só fazem sentido se estiverem em movimento. Assim como o rio, cujo o andar das águas ajuda a transportar a fertilidade das montanhas para os vales, precisamos estar sempre em movimento, buscando lugares e ocupações nas quais possamos ser úteis.

Há quatro anos recebi a oportunidade de servir ao meu país e ao meu povo como presidente da Fundação Republicana Brasileira. Sua missão? Nada mais do que “formar cidadãos” para a nossa jovem democracia. As ferramentas? Pessoas com boa vontade de compartilhar conhecimento e a infinita disposição de rodar o Brasil para conversar com qualquer um que quisesse ouvir e falar sobre política.

O início foi modesto. No entanto, a estrutura simples e os poucos recursos foram compensados pelo trabalho voluntário, pela vontade de transformar e pelo carinho com o outro.

Bastava uma pequena provocação para que todos fossem logo pensando e debatendo conceitos de bem comum, democracia, direitos, deveres e políticas públicas. E mesmo que as coisas parecessem difíceis e abstratas no começo, logo o povo ia percebendo que não estávamos falando nada mais além dos problemas cotidianos de qualquer um.

Juntos, fomos descobrindo que mudar as coisas não é algo que vem de cima para baixo. A transformação efetiva só acontece quando a maioria das pessoas se envolve e trabalha por algo melhor. Bons cidadãos criam bons governos e nunca o contrário.

Nesse caminho, fizemos tudo com muita humildade e ética, afinal, sabemos que o principal professor é o exemplo. Tentei falar e propiciar as melhores condições possíveis para que uns ensinassem e outros aprendessem. Dei o melhor de mim e tenho a sensação de dever cumprido.

Obviamente, uma jornada como essa não se faz de forma solitária. A presença dos companheiros e das companheiras trouxe alívio nos momentos de cansaço e incentivo para enfrentar as dificuldades. Sem dúvidas, o trabalho em equipe faz com que experimentemos na prática o sentido clássico da política, que é o de fazer o bem em colaboração com o outro.

Hoje, percebo com satisfação que não existe ponto final para as coisas. O que há são novos começos, novas oportunidades e novas distâncias para serem vencidas. O que plantamos com competência e esforço certamente vai prosperar e os bons cidadãos que ajudamos a formar produzirão outros cidadãos melhores ainda e assim será para sempre. Afinal, é pela obra que homem consegue a sua perpetuação.

Deixo a Fundação para seguir outros caminhos. E desejo a quem fica e a quem chega todo o sucesso e satisfação que fazer o bem pode trazer.

*Mauro Silva é presidente da Fundação Republicana Brasileira

*Mandato: 25/02/2011 a 25/02/2015

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest