Mais mulheres no poder

helen-assumpcao-prb-mulher-df

 

Nós mulheres somos mais da metade da população brasileira, mas infelizmente a nossa presença ainda é muito baixa nos espaços de poder e de tomada de decisão do nosso país.

No próximo ano, teremos eleições gerais. É uma oportunidade para ampliar o nosso espaço com a eleição de mais mulheres, sejam como governadoras, deputadas federais e estaduais, ou mesmo, mais uma vez, ocuparmos a Presidência da República. Sim, nós podemos porque somos mulheres.

Nas eleições de 2010, as mulheres ficaram com 8,6% das vagas na Câmara dos Deputados e com 16% no Senado, com 12,9% das cadeiras nas Assembleias Legislativas e 7,4% dos governadores. Mas o fenômeno de pouca representação feminina não acontece somente no Brasil. No mundo, apenas 35 países (19%) contam com mulheres no Parlamento, enquanto que outras 152 nações (81%) não têm sequer uma mulher em seus Parlamentos, de acordo com a União Interparlamentar (IPU). Dados revelam ainda que no ranking de 189 nações, o Brasil está atrás de países como o Iraque e o Afeganistão! Como pode esse quadro para um país que é a sétima economia do mundo?

Recentemente uma pesquisa realizada pelo Ibope/Instituto Patrícia Galvão – e lançada pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Presidência da República – mostra que quase 80% dos brasileiros querem mais mulheres no poder e 76% entende que a Lei deve mudar para garantir igualdade entre homens e mulheres em cargos políticos. Se a pesquisa revelou que é da vontade do povo mais mulheres na política, falta, portanto, na outra ponta, a boa vontade dos nossos legisladores para mudar esse quadro. Você concorda?

Temos avançado muito pouco. Para dar notoriedade a esta luta, precisamos ecoar a nossa voz nos quatro cantos do Brasil. Não avançaremos sem lutar e suar a camisa porque a caminhada é árdua e espinhosa, contudo é preciso perseverar. Virão os desafios, as barreiras, o cerco se fechará… Você está disposta a isso? Eu já me prontifiquei e comigo estão várias outras mulheres ousadas e desbravadoras que encontraram apoio no Partido Republicano Brasileiro, liderado pelo advogado Marcos Pereira, nosso grande parceiro.

Amiga, se você também quer ver mais mulheres no poder, você está convidada a participar do PRB Mulher. Aqui é o seu lugar.

Participe dessa luta com a gente.

Forte abraço.

*Helen Assumpção é jornalista e coordenadora do PRB Mulher do Distrito Federal

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!