Mais mulheres no poder

Artigo escrito por Helen Assumpção, coordenadora regional do PRB Mulher Distrito Federal

Publicado em 5/8/2013 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 09:12

Nós mulheres somos mais da metade da população brasileira, mas infelizmente a nossa presença ainda é muito baixa nos espaços de poder e de tomada de decisão do nosso país.

No próximo ano, teremos eleições gerais. É uma oportunidade para ampliar o nosso espaço com a eleição de mais mulheres, sejam como governadoras, deputadas federais e estaduais, ou mesmo, mais uma vez, ocuparmos a Presidência da República. Sim, nós podemos porque somos mulheres.

Nas eleições de 2010, as mulheres ficaram com 8,6% das vagas na Câmara dos Deputados e com 16% no Senado, com 12,9% das cadeiras nas Assembleias Legislativas e 7,4% dos governadores. Mas o fenômeno de pouca representação feminina não acontece somente no Brasil. No mundo, apenas 35 países (19%) contam com mulheres no Parlamento, enquanto que outras 152 nações (81%) não têm sequer uma mulher em seus Parlamentos, de acordo com a União Interparlamentar (IPU). Dados revelam ainda que no ranking de 189 nações, o Brasil está atrás de países como o Iraque e o Afeganistão! Como pode esse quadro para um país que é a sétima economia do mundo?

Recentemente uma pesquisa realizada pelo Ibope/Instituto Patrícia Galvão – e lançada pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Presidência da República – mostra que quase 80% dos brasileiros querem mais mulheres no poder e 76% entende que a Lei deve mudar para garantir igualdade entre homens e mulheres em cargos políticos. Se a pesquisa revelou que é da vontade do povo mais mulheres na política, falta, portanto, na outra ponta, a boa vontade dos nossos legisladores para mudar esse quadro. Você concorda?

Temos avançado muito pouco. Para dar notoriedade a esta luta, precisamos ecoar a nossa voz nos quatro cantos do Brasil. Não avançaremos sem lutar e suar a camisa porque a caminhada é árdua e espinhosa, contudo é preciso perseverar. Virão os desafios, as barreiras, o cerco se fechará… Você está disposta a isso? Eu já me prontifiquei e comigo estão várias outras mulheres ousadas e desbravadoras que encontraram apoio no Partido Republicano Brasileiro, liderado pelo advogado Marcos Pereira, nosso grande parceiro.

Amiga, se você também quer ver mais mulheres no poder, você está convidada a participar do PRB Mulher. Aqui é o seu lugar.

Participe dessa luta com a gente.

Forte abraço.

*Helen Assumpção é jornalista e coordenadora do PRB Mulher do Distrito Federal

Reportar Erro
Send this to a friend