Mais mulheres na política, já!

greyce-elias-prb-mais-mulheres-na-politica-foto-ascom-10-06-15-02

A coordenadora do PRB Mulher de Minas Gerais, vereadora Greyce Elias defende maior participação da mulher na política.

 

A reserva de vagas para mulheres no Poder Legislativo está na pauta do Congresso Nacional e o tema tem sido discutido como forma de ampliar a participação feminina na vida pública do país. O mapa “Mulheres na Política 2015”, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que o Brasil ocupa a 124ª posição em um ranking de 188 países em relação à igualdade de gênero e à participação de mulheres na vida pública.

Segundo informações divulgadas pelo Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, o gênero representa 52% do eleitorado brasileiro. No entanto, ocupa apenas 10% das vagas na Câmara dos Deputados e 16% no Senado Federal. O quadro não é diferente nas assembleias legislativas e câmaras municipais, onde a representação é de apenas 11% e 13%, respectivamente. Apesar de a mulher representar mais da metade da população do país e do eleitorado, a participação do gênero feminino em cargos eletivos, ainda, é ínfima.

Recentemente, a bancada feminina da Câmara dos Deputados se manifestou para reforçar a importância da ampliação de vagas para as mulheres nas casas legislativas. Meu partido, o PRB, tem apoiado essa causa. Defendemos a garantia de pelo menos 30% de mulheres na composição dos parlamentos em todo o país, uma vez que essa medida vai corrigir a atual desproporcionalidade do sistema eleitoral.

É uma arbitrariedade retrógrada e desproporcional, em pleno século XXI, que no Brasil ainda exista este ‘ranço’ arcaico, que nos faz acreditar numa pseudodemocracia. Para reverter esse cenário, precisamos buscar, cada vez mais, espaço, reconhecimento e valorização, e lutar pela causa: “Mais Mulheres na Política, já!”. Enquanto nossa sociedade não tiver este reconhecimento, não se pode avançar. Há uma dívida histórica da democracia com as mulheres e a sua participação nos espaços de poder e de decisão é fundamental para assegurar direitos e contribuir para um país mais igualitário.

*Greyce Elias é vereadora pelo PRB em Patrocínio-MG e é coordenadora PRB Mulher no estado.

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest