Mais mulheres na política, já!

greyce-elias-prb-mais-mulheres-na-politica-foto-ascom-10-06-15-02

A coordenadora do PRB Mulher de Minas Gerais, vereadora Greyce Elias defende maior participação da mulher na política.

 

A reserva de vagas para mulheres no Poder Legislativo está na pauta do Congresso Nacional e o tema tem sido discutido como forma de ampliar a participação feminina na vida pública do país. O mapa “Mulheres na Política 2015”, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que o Brasil ocupa a 124ª posição em um ranking de 188 países em relação à igualdade de gênero e à participação de mulheres na vida pública.

Segundo informações divulgadas pelo Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, o gênero representa 52% do eleitorado brasileiro. No entanto, ocupa apenas 10% das vagas na Câmara dos Deputados e 16% no Senado Federal. O quadro não é diferente nas assembleias legislativas e câmaras municipais, onde a representação é de apenas 11% e 13%, respectivamente. Apesar de a mulher representar mais da metade da população do país e do eleitorado, a participação do gênero feminino em cargos eletivos, ainda, é ínfima.

Recentemente, a bancada feminina da Câmara dos Deputados se manifestou para reforçar a importância da ampliação de vagas para as mulheres nas casas legislativas. Meu partido, o PRB, tem apoiado essa causa. Defendemos a garantia de pelo menos 30% de mulheres na composição dos parlamentos em todo o país, uma vez que essa medida vai corrigir a atual desproporcionalidade do sistema eleitoral.

É uma arbitrariedade retrógrada e desproporcional, em pleno século XXI, que no Brasil ainda exista este ‘ranço’ arcaico, que nos faz acreditar numa pseudodemocracia. Para reverter esse cenário, precisamos buscar, cada vez mais, espaço, reconhecimento e valorização, e lutar pela causa: “Mais Mulheres na Política, já!”. Enquanto nossa sociedade não tiver este reconhecimento, não se pode avançar. Há uma dívida histórica da democracia com as mulheres e a sua participação nos espaços de poder e de decisão é fundamental para assegurar direitos e contribuir para um país mais igualitário.

*Greyce Elias é vereadora pelo PRB em Patrocínio-MG e é coordenadora PRB Mulher no estado.

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest