Lei da Ficha Limpa ainda precisa de mudanças

Deputado José de Arimatéia (PRB-BA)

O processo eleitoral de 2012 teve um grande desafio que foi a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). Sem jurisprudência consolidada sobre o tema, o assunto ainda gera muitas dúvidas e dificuldades para o seu cumprimento. Após a sua aprovação várias brechas surgiram para dificultar o cumprimento da Lei. O número insuficiente de promotores no interior do estado para avaliar os possíveis casos de impugnação de candidatura e o curto prazo (cinco dias) para verificar as pendências na área cível do aspirante ao cargo público foram críticas presentes em torno do tema.

Acredito que o prazo para impugnação de candidaturas deva ser estendido, além disso, a Justiça deve promover a viabilização da fiscalização plena dos registros. Aqui na Bahia, por exemplo, o prazo de contestação de pedidos de registro, que venceu no mês de julho, foi considerado insuficiente.

Outro ponto a ser considerado é o período de afastamento do político. Ora, aquele que desonra o voto que recebeu do eleitor com crimes que o tornam inelegíveis jamais poderia voltar a se candidatar a um cargo público. Uma vez que este político feriu a crença a qual as pessoas depositaram ao votar nele e praticou crimes que o baniram da esfera pública, a confiança foi cortada e não há mais como regressar. É como cristal, que ao se quebrar, jamais poderá ser reconstituído a sua forma original.

Determinar que em oito anos aquele que foi apontado como inelegível possa voltar a se apresentar como representante do povo é amenizar o desrespeito, a desonestidade e toda forma de corrupção que deve ser combatida na política brasileira.

Como fiscalizador das contas públicas, eu prezo pela transparência, e como legislador, entendo que tenho a incumbência de representar o povo na esfera estadual com honestidade e integridade nas minhas funções.

Em 14 anos de vida pública, sempre tive um comportamento de retidão e responsabilidade com os interesses do povo baiano. Acredito que todos aqueles que se candidatem a algum cargo devam agir de forma digna ou ser excluído sem possibilidades de retorno. Espero que o eleitor, principalmente neste momento, questione o comportamento e a postura dos atuais candidatos e participem de forma ativa do processo político.

*José de Arimateia é deputado estadual e presidente do PRB Bahia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!