Igualdade Racial como prática cidadã

tia-eron-prb-bahia-1edit

Tia Eron: coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial e deputada federal eleita pelo PRB Bahia.

 

O que dizer sobre a importância do 20 de Novembro? Mais um dia de comemoração? Feriado em alguns municípios e estados? Debates e enfrentamentos? Blá, blá, blá? Não! Claro que não!!! Este dia nos leva a fazer um recuo reflexivo, no que tange ao senso comum em torno do muito ou pouco da nossa melanina. Na forma como nos auto afirmamos e qual o grau do nosso pertencimento de causa ou identidade enquanto povo brasileiro.

Semanas atrás estávamos em campanha eleitoral, em muitas ruas, ladeiras e becos, vimos muito de perto no jeito e na cara das pessoas o que representa estar desempregado, sem acesso à saúde, a educação… Ser nordestino…baiano.

Vimos a alegria da chegada, o aconchego da partilha, o sorriso espontâneo. Mas também vimos pobreza, a dor, a violência, o sofrimento de quem espera por um poder público que ainda não chega com a eficiência e eficácia que desejamos por direito. Nesse panorama nos deparamos com questões reais que ficaram ainda mais claras, que a pobreza, a dor, e a violência. Vimos com lucidez que tudo isso tem uma cor e classe social bem definida.

Dai nos remete a lembrança do nosso grande herói Zumbi dos Palmares. O 20 de Novembro não é só uma data histórica é um convite a tecermos novas reflexões práticas, do que representa de fato ser negro no Brasil. Ultimo país a aderir a abolição da escravatura e que mesmo assim , pós abolição, vivencia até os dias hodiernos, práticas discriminatórias e preconceituosas. Tornando a luta continua por uma sociedade igualitária e equânime!

Saliento, que para além do entendimento conceituais sobre preconceito, racismo e discriminação, que considero ser relevante. A ilustração desses crimes, são vistos no ligar da TV e computadores e se isso não for suficiente, basta conversarmos com os homens e mulheres negras deste país para entendermos os caminhos de resistência trilhados pelas comunidades afro-brasileiras.

Como representante do PRB Igualdade Racial e como militante que sou do meu partido, sobretudo, como mulher negra é que faço um convite a todos, especialmente aos correligionários a não silenciarem, nem se isentarem de juntos fortalecermos as políticas equitativas que reconhecem a diversidade. E mais, que combatam de forma incansável as perversas desigualdades etnicorraciais, já que temos originariamente o sincero compromisso de uma prática que ajuda a formar cidadãos!

Saudações Republicanas,

 

*Tia Eron é a coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial e deputada federal eleita pelo PRB Bahia

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!