Fim do Fator Previdenciário

29_04_13_artigos_rj_vitor_paulo_fim_fator_previdenciario

O fator previdenciário é um dos mecanismos de ajuste nas contas previdenciárias que enfrenta forte resistência, principalmente da classe trabalhadora e dos aposentados do nosso País, visto que o mesmo não cumpriu com o seu objetivo principal para o qual foi instituído: incentivar o adiamento da aposentadoria.

Os indicadores da idade média na aposentadoria por tempo de contribuição demonstram que o fator previdenciário pouco influenciou na decisão do segurado, que opta por se aposentar o quanto antes, mesmo com redução expressiva no valor de sua aposentadoria.

De um lado, compreendemos que o fator previdenciário promoveu importante redução nas despesas previdenciárias, mas, não corresponde ao método mais justo para alcançar a necessária redução dessas despesas.

É necessário que o fator previdenciário seja extinto e encontrada outra alternativa mais solidária, menos controversa e, sobretudo, mais transparente para equilíbrio das contas previdenciárias.

Acredito que, a aprovação do PL 3.299/08, corrigirá a injustiça com os aposentados e os efeitos negativos causados aqueles que já se aposentaram com a aplicação desse fator, venham ser reparados.

*Vitor Paulo é deputado federal pelo PRB no Rio de Janeiro e presidente a Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso na Câmara dos Deputados

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest