Fim do Fator Previdenciário

29_04_13_artigos_rj_vitor_paulo_fim_fator_previdenciario

O fator previdenciário é um dos mecanismos de ajuste nas contas previdenciárias que enfrenta forte resistência, principalmente da classe trabalhadora e dos aposentados do nosso País, visto que o mesmo não cumpriu com o seu objetivo principal para o qual foi instituído: incentivar o adiamento da aposentadoria.

Os indicadores da idade média na aposentadoria por tempo de contribuição demonstram que o fator previdenciário pouco influenciou na decisão do segurado, que opta por se aposentar o quanto antes, mesmo com redução expressiva no valor de sua aposentadoria.

De um lado, compreendemos que o fator previdenciário promoveu importante redução nas despesas previdenciárias, mas, não corresponde ao método mais justo para alcançar a necessária redução dessas despesas.

É necessário que o fator previdenciário seja extinto e encontrada outra alternativa mais solidária, menos controversa e, sobretudo, mais transparente para equilíbrio das contas previdenciárias.

Acredito que, a aprovação do PL 3.299/08, corrigirá a injustiça com os aposentados e os efeitos negativos causados aqueles que já se aposentaram com a aplicação desse fator, venham ser reparados.

*Vitor Paulo é deputado federal pelo PRB no Rio de Janeiro e presidente a Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso na Câmara dos Deputados

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest