Estado Democrático de Direito

11_11_13_artigos_bulhoes_estado_democratico_de_direito

Temos 25 anos de Constituição, vivemos numa democracia, mas parece que há pessoas que não entenderam ainda o que é um Estado Democrático de Direito.

“Liberdade” não significa ferir os direitos e as liberdades alheias. Esse seria um uso da democracia para acabar com a democracia. Temos assistido nas ruas brasileiras, desde a época da Copa das Confederações, manifestações populares de rua, o que é permitido e até desejável numa democracia.

Mas não podemos admitir, por exemplo, que os manifestantes bloqueiem, sem autorização das prefeituras, as vias de trânsito, impedindo o direito de ir e vir dos outros cidadãos.

O Brasil é organizado a partir de um contrato entre todos os seus cidadãos: esse contrato é a nossa Constituição. Ora, não é admissível que uma parcela da população prive outra parcela da liberdade de circular, em segurança, a pé ou motorizada, pelas ruas de nossas cidades.

Os brasileiros de bem aceitam submeter-se ao Governo, se o Governo usar a sua força para conservar as propriedades e os direitos de todos.

Se o Governo não cumpre o seu papel de polícia e organizador da sociedade, dentro em pouco ninguém mais respeitará as leis, e veremos casos de cidadãos desesperados atirando nos manifestantes, para salvar suas propriedades e até mesmo suas vidas.

Não chegamos ainda nesse ponto de convulsão social, mas estamos caminhando nessa direção – e temos pela frente a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que certamente estimularão os protestos.

É errado o Governante ter todo o poder, como nos tempos da Ditadura, mas também não podemos permitir que o poder de fechar ruas e paralisar o país esteja nas mãos dos manifestantes.

O poder popular deve, sim, ser controlado pelos Poderes Republicanos, principalmente pela Presidente, Governadores e Prefeitos deste País!

Não existe liberdade sem essa atuação do Governo. Isso que temos visto é anarquia, e deve ser combatido.

*Antonio Bulhões é deputado federal pelo PRB São Paulo

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!