Equiparar direitos para o exercício pleno da cidadania

Equiparar direitos para o exercício pleno da cidadania

Em artigo, Tia Eron fala sobre as conquistas da mulher, como o direito ao voto

 

Historicamente, a presença da mulher emerge como um ícone delimitador de transformações e avanços sociais, econômicos e políticos. Foi assim na conquista do voto feminino no Brasil que completou 84 anos. Bem assim, outro marco histórico digno de menção se refere ao dia 08 março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Esses e tantos outros registros históricos trazem a gênese do que atualmente chamamos de empoderamento feminino, que, respeitadas as diferenças e a peculiaridades de cada momento histórico, não difere do atual, se considerarmos que no foco do movimento permanece a luta pela efetivação de direitos fundamentais e pela utopia de ver extinta toda a desigualdade de gênero nas atividades profissionais, educacionais, sociais e políticas.

As reivindicações ainda são as mesmas, sendo hoje uma das mais precisas a luta por paridade nas disputas eleitorais. No Senado somos 13% do total dos senadores. Na Câmara dos Deputados, não somamos míseros 10%. Índices ínfimos quando comparados a média mundial de 22% nos diversos parlamentos.

Não queremos estar na política pela política. A mulher tem mostrado que deseja sim, participar das principais decisões do país. É cruel e abominável toda e qualquer tentativa de desqualificar nosso potencial, ou até mesmo o uso de artifícios primitivos para incutir a idria de que não gostamos de política e de que mulher não vota em mulher. Por isso, é preciso que façamos de tais datas instrumentos de reflexão plena sobre nossos direitos, e para pontuar que na história brasileira, por muito tempo não se fez, e ainda não se faz, justiça ao papel que a mulher desempenha em todos os espaços da sociedade.

 

***Tia Eron é deputada federal pelo PRB Bahia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest