É proibido fumar

Marcos Pereira-16-editada

*Marcos Pereira é o presidente nacional do PRB.

 

Passou a valer quarta-feira (03) em todo Brasil a Lei Antifumo, que proíbe fumar em locais fechados – públicos ou privados – e acaba com os chamados “fumódromos”. Os estabelecimentos comerciais que desrespeitarem a norma podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.

A lei já vigorava em oito dos 27 estados. Em São Paulo, por exemplo, desde 2009 é proibido fumar cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e narguilés em ambientes fechados, como restaurantes, bares e casas noturnas. Nos três primeiros anos da lei, 570 estabelecimentos foram autuados nas ‘blitz’ realizadas pela equipe de fiscalização.

Essa é sem dúvida a grande sacada da iniciativa, embora haja polêmica. O fumante não sofre punição, mas sim os donos de bares e restaurantes que não restringem o fumo nos seus estabelecimentos. Ou seja, a “fiscalização” em si passa a ser feita pela própria sociedade. Aparentemente tem dado certo.

As multas são pesadíssimas. Em caso de descumprimento da lei, o estabelecimento autuado pode ter que desembolsar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, podendo até mesmo ter a licença de funcionamento suspensa. Portanto, vale a pena seguir à risca o que determina a legislação e evitar esse risco.

A medida tem preservado a saúde dos fumantes passivos, ou seja, aquelas pessoas que acabam inalando a fumaça do cigarro alheio. E vamos combinar: é muito desagradável. Basta um único cigarro aceso para comprometer o ar de meia-dúzia de não fumantes, fora o cheiro que fica no cabelo e na roupa.

O mais importante de tudo isso, no entanto, é que as campanhas de combate ao fumo têm dado resultado no Brasil. Em 1989, segundo o IBGE, 34% dos brasileiros fumavam. Hoje, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 11% fumam. Isso significa que menos pessoas irão morrer em decorrência do cigarro.

*Marcos Pereira é o presidente nacional do PRB

 

*Artigo publicado com exclusividade no Blog do R7: http://noticias.r7.com/blogs/marcos-pereira/

Acesse também:

Site: www.marcospereira.com

Twitter: twitter.com/marcospereira04

Instagram: http://instagram.com/marcospereira1010

Facebook: www.facebook.com/marcospereira1010

Youtube: http://www.youtube.com/user/MARCOSPEREIRAPRB10

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest