É preciso ir além da Maria da Penha

anna-carolina-lei-maria-da-penha-prb-itajai-sc-08-08-14

 

Quando se fala em problemas enfrentados pela mulher, a violência doméstica é o primeiro ponto que se destaca. E para isso a Lei Maria da Penha trouxe uma grande colaboração para o avanço. Apesar de estarmos longe da ‘violência zero’, este primeiro e importante passo foi dado. Mulheres que antes tinham vergonha de admitirem que eram agredidas passaram a se encorajar por saberem que não são as únicas. A situação deixou de ficar trancada entre quatro paredes.

Contudo, é preciso avançar em outros pontos que não somente a denúncia (e possível punição posterior) da violência. Ainda lutamos para dissolver a velha cultura que, por muito tempo, inferiorizou as mulheres. Como advogada, atuo também na resolução de conflitos familiares, e ainda vejo mulheres que preferem sofrer agressão a quebrar o que consideram o padrão familiar – marido, esposa e filhos.

Além disto, é preciso criar políticas que ajudem as mulheres a serem autossuficientes. Talvez pela dependência do marido, muitas destas que são agredidas e chegam ao ponto de registrar a ocorrência, acabam desistindo de representar contra o agressor. Preferem o sofrimento a terem de passar dificuldades para sobreviverem financeiramente, por exemplo. Portanto, fica evidente que a Lei Maria da Penha trouxe um avanço inegável, mas que sozinha não será suficiente para a paridade dos gêneros no convívio social.

*Anna Carolina é vereadora pelo PRB Itajaí (SC)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest