Doação de órgãos precisa ser estimulada

paulo-andre-prb-coordenador-nacional-saude-compactada

A doação de órgãos é um ato de amor extremo, de enorme respeito pela vida e de solidariedade. De toda a cadeia de processos que envolvem um transplante de órgãos, o componente mais importante é o doador.

Um transplante bem sucedido não salva apenas uma vida, mas também permite o resgate da saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado.

No Brasil, o sistema público de saúde (SUS), financia mais de 95% dos transplantes realizados e também subsidia todos os medicamentos imunossupressores utilizados no pós-operatório para todos os pacientes. Hoje temos o maior programa público de transplantes do mundo, fato que deve ser comemorado e valorizado por toda a sociedade brasileira. Mas ainda temos muito a melhorar neste cenário.

Nos últimos anos, no Brasil e em outros países, observou-se um aumento preocupante da desproporção entre a demanda de órgãos para transplante e o número de transplantes realizados.

É fundamental que ocorra uma grande mobilização das autoridades médicas, sociais e políticas brasileiras para que as discrepâncias entre demanda e oferta de órgãos sejam minimizadas, o que reduziria o tempo médio de espera em filas, e sobretudo reduziria a mortalidade enquanto se aguarda por um órgão novo.

O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. É fundamental que consigamos incentivar a doação e levar a informação correta à população sobre Transplantes de Órgãos e Tecidos. Quanto mais a população se conscientizar da importância de se tornar um doador, menor será a angustiante fila de espera por órgãos.

paulo-andre-doe-orgaos-prb-saudeNo dia 27 de setembro comemoramos o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Como o verde é a cor internacional dos órgãos, por iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, tivemos em São Paulo os ”Monumentos verdes” para chamarem a atenção para a doação de órgãos e sensibilizar a população paulistana para a necessidade da doação de órgãos e tecidos.

Daí a ideia de criar o mês da Doação de Órgãos! “O Setembro Verde”, à semelhança do “Outubro Rosa” e Novembro Azul”.

Nós do PRB Saúde aderimos a campanha do “Setembro Verde”.

*Dr. Paulo André é Sanitarista Mestre e Doutor em Saúde Pública pela FSP-USP e Pós-Doutor em Educação em Saúde pela USP

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!