Do discurso à prática

carlos-geraldo-artigo-do-discurso-a-pratica-preconceito-foto-ascom-04-02-2016

Carlos Geraldo fala sobre o preconceito de raça e de gênero no Brasil e aponta a educação como caminho.

 

A fim de tentar amenizar as transgressões coletivas, a sociedade brasileira entoa os mais tocantes discursos sobre os mais variados temas, como justiça social, combate às diferenças, fim da segregação e da estratificação social. São muitos os pontos abordados pelos mais influentes intelectuais de todas as épocas, os quais rendem, todos os anos, pilhas e mais pilhas de conceitos, ditos ou escritos. Palavras não faltam, discursos se esvaem, gerações passam e a situação continua a mesma.

Mesmo depois de décadas de conquistas emancipadoras, o Brasil ainda arrasta a dor do preconceito de raça e de gênero restringindo, cada vez mais, o acesso aos direitos civis.

Nesse terreno, cabe questionar o porquê de ainda existirem tantos comportamentos retrógrados por parte das autoridades e da população de modo geral. Boa parte da sociedade ainda é excluída, claramente e legalmente de acesso aos direitos básicos sociais.

Entre tantas perguntas sem respostas, do discurso até a prática, tem-se um longo caminho, pelo qual perpassa inevitavelmente a educação para os Direitos Humanos, cuja força é capaz de determinar as mais promissoras conquistas.

Pois esta é, sem dúvidas, uma poderosa arma de combate ao preconceito e tantas outras mazelas sociais. É preciso que os padrões sociais sejam de fato reconfigurados para que enfim o país possa chegar à solução do problema. Se é de bons referenciais que precisam os nossos filhos, para então gerar uma cultura de equidade, que façamos agora o que tem que ser feito. O discurso brasileiro já um velho conhecido da nação. É hora de nós mesmos partirmos para a mudança. Não é de novas políticas que o Brasil precisa, mas de novos comportamentos.

 

*** Carlos Geraldo é secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest