Cuidar das mulheres é cuidar de todos

Artigo escrito por Carlos Geraldo, vice-presidente do PRB Pernambuco

Publicado em 14/10/2016 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 14:01

Há 25 anos o mês de outubro é marcado por ações de conscientização da prevenção contra o câncer de mama em todo o mundo. O Outubro Rosa é uma campanha mundial, um mês para lembrarmos da importância do diagnóstico precoce da doença e assim podermos combatê-la.

No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), cerca de 57 mil novos casos de câncer de mama poderão ser diagnosticados este ano, o que representa 25% dos registros de câncer no país, a doença fica atrás apenas do câncer de pele. Além disso, até o fim de 2017, é possível que surjam 600 mil casos da doença no Brasil, o câncer de mama será o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 28,1% dos casos.

Os dados ainda apontam Pernambuco como o estado que tem a maior taxa de câncer de mama do Nordeste. Serão pelo menos 2,4 mil novos casos neste ano no estado, com 51,64 novos casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Por isso, a importância da prevenção, pois em 66% dos casos é a própria mulher quem detecta os primeiros sinais da doença. É importante ressaltar também que em 95% dos casos de câncer são tratáveis e curáveis, por isso a prevenção é fundamental e aumenta muito as chances de cura. Mas, infelizmente muitas mulheres ainda não fazem esse tipo de exame.

Informação e conscientização sobre a importância de realizar os exames preventivos são o segredo para enfrentar a doença, a prevenção sem dúvida é sempre o melhor caminho e a realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente.

Tenho mãe, esposa e duas lindas filhas que são a razão da minha vida. Sempre faço questão de participar dessa campanha, sei o quanto é importante para a saúde da mulher. Afinal, são as mulheres que trazem vida ao mundo, cuidar delas é cuidar de todos nós. Faça parte você também dessa campanha.

*Carlos Geraldo é vice-presidente do PRB Pernambuco

Reportar Erro
Send this to a friend