Conferência Mundial sobre Alterações Climáticas

IMG_3200

Cada ano ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e dessa vez foi no México, na cidade de Cancun, onde são realizadas as discussões sobre o tema com os principais líderes e representantes políticos, chefes de estado, ambientalistas e pesquisadores. A vontade diplomática para uma ação vigorosa ainda não é suficiente e forte para uma resposta global adequada para fazer face à ameaça climática, mas ações nacionais mostram que os países reconhecem a necessidade e os benefícios da economia verde.

Com tantos assuntos envolvidos, o planeta, na verdade, está longe de ser salvo. Cancun não conseguiu que os países desenvolvidos adotassem as novas e mais ambiciosas metas de cortes nas emissões dos gases do efeito estufa. A estratégia mexicana era conseguir um pacote de decisões em tecnologia, adaptação na arquitetura financeira e na redução de emissões, de desmatamento e degradação, e mecanismo de conservação das florestas.

Entre as conquistas para o planeta, ficou estabelecida a criação do Fundo Climático Verde, que visa assegurar suporte financeiro para países em desenvolvimento, afetados pelas alterações climáticas causadas pelo efeito estufa. Já por outro lado, a conferência não avançou na questão crucial da definição do futuro quadro legal climático e nem estabeleceu prazos, e o mais relevante, não conseguiu assegurar a continuidade do protocolo de Kyoto.

Durante o evento, o governo brasileiro reafirmou a lei das mudanças climáticas e passou a ser a primeira nação emergente a ter metas formais de redução, com números e tempo estabelecidos, e que não inviabilizará o crescimento econômico.

*Jorge Pinheiro é vice-presidente do PRB Nacional e presidente do PRB Verde

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest