Conferência Mundial sobre Alterações Climáticas

IMG_3200

Cada ano ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e dessa vez foi no México, na cidade de Cancun, onde são realizadas as discussões sobre o tema com os principais líderes e representantes políticos, chefes de estado, ambientalistas e pesquisadores. A vontade diplomática para uma ação vigorosa ainda não é suficiente e forte para uma resposta global adequada para fazer face à ameaça climática, mas ações nacionais mostram que os países reconhecem a necessidade e os benefícios da economia verde.

Com tantos assuntos envolvidos, o planeta, na verdade, está longe de ser salvo. Cancun não conseguiu que os países desenvolvidos adotassem as novas e mais ambiciosas metas de cortes nas emissões dos gases do efeito estufa. A estratégia mexicana era conseguir um pacote de decisões em tecnologia, adaptação na arquitetura financeira e na redução de emissões, de desmatamento e degradação, e mecanismo de conservação das florestas.

Entre as conquistas para o planeta, ficou estabelecida a criação do Fundo Climático Verde, que visa assegurar suporte financeiro para países em desenvolvimento, afetados pelas alterações climáticas causadas pelo efeito estufa. Já por outro lado, a conferência não avançou na questão crucial da definição do futuro quadro legal climático e nem estabeleceu prazos, e o mais relevante, não conseguiu assegurar a continuidade do protocolo de Kyoto.

Durante o evento, o governo brasileiro reafirmou a lei das mudanças climáticas e passou a ser a primeira nação emergente a ter metas formais de redução, com números e tempo estabelecidos, e que não inviabilizará o crescimento econômico.

*Jorge Pinheiro é vice-presidente do PRB Nacional e presidente do PRB Verde

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o e-mail pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest