Combater a exploração sexual infantil, um propósito, um compromisso!

roberto-alves-prb-artigo-exploracao-sexual-criancas-e-adolescentes-foto-douglas-gomes-10-07-15

Artigo escrito por Roberto Alves, deputado federal pelo PRB-SP.

 

Segundo dados do Unicef, mais de 250 mil crianças e adolescentes anualmente são vítimas de exploração sexual no Brasil. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico de seres humanos para exploração sexual movimenta cerca de 9 bilhões de dólares no mundo, e só perde em rentabilidade para o mercado ilegal de drogas e armas. Em mais de 25% dos 5.570 municípios brasileiros, há registros de exploração sexual de crianças e adolescentes.

No Brasil, a cada 26,7 quilômetros há um ponto vulnerável de exploração sexual infantil, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Há casos registrados de menores oferecendo seus corpos por até R$ 2. Mais de 100 mil meninas são vítimas de exploração sexual em nosso país, apontam os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Quando assumi o presente mandato parlamentar, estabeleci como propósito de minha representação, a luta pela defesa da infância e adolescência. Por meio da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes estaremos desenvolvendo ações que ajudam a combater a exploração sexual infantil e os abusos sofridos pelas crianças e jovens por vários fatores, como situação de pobreza ou falta de assistência social e psicológica.

Infelizmente, não existem, no governo e em nenhuma instituição privada ou do terceiro setor, números precisos sobre crianças que estejam se prostituindo no País. No início da década passada, o Brasil chegou a ocupar o primeiro lugar em Exploração Sexual Infanto-Juvenil na América Latina e o segundo no mundo.

Já existem leis que obrigam os motéis e estabelecimentos similares a proibirem a entrada de menores de 18 anos. No entanto, muitos não cumprem a determinação. Recentemente, apresentei um projeto de lei que cassa a eficácia do CNPJ de empresas e estabelecimentos comerciais que violarem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É preciso endurecer as penas para crimes e infrações desta natureza como forma de coibir esta prática devastadora. Estamos estudando também a possibilidade de impedir a entrada no país, de cidadãos estrangeiros inscritos em listas estaduais e nacionais de investigados e condenados por pedofilia.

Nos últimos anos, assistimos a uma certa consciência e disposição a reagir ao problema da exploração sexual. A cobertura dos meios de comunicação tem contribuído para romper o silêncio. A implantação do disque-denúncia foi uma grande conquista. Precisamos também combater a erotização e sexualização na infância, porta de entrada para a pedofilia. Como defensor da causa, sou autor também da lei que cria a Semana Nacional de Combate a Sexualização de Crianças e Adolescentes.

Há muito a ser feito e estamos dispostos a seguir adiante no firme propósito de defender nossas crianças e adolescentes. A Câmara dos Deputados é nossa plataforma contra a pedofilia e a exploração sexual infantil.

 

*Artigo escrito por Roberto Alves, deputado federal pelo PRB-SP

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest