As redes sociais como instrumento da democracia

As redes sociais como instrumento da democracia

 

Vivemos atualmente a chamada Era Digital, a internet invadiu nossas vidas e trouxe consigo inúmeros benefícios. Não podemos mais imaginar uma sociedade sem a presença dessa importante ferramenta no dia-a-dia. Desde o pagamento de um simples boleto bancário até a interação com pessoas do outro lado do planeta, tudo isso é possível graças à grande rede.

Hoje em dia uma das ferramentas mais utilizadas na internet são as chamadas redes sociais, que são uma espécie de estruturas sociais virtuais, compostas por pessoas e/ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns na rede. Esse tipo de comunidade vem tomando conta do nosso país e alcançando números que nos colocam como potência no que diz respeito a esse tipo de mídia.

Para termos uma idéia do poder das Redes Sociais no nosso país, uma reportagem do Wall Street Journal, assinada por Loretta Chao, apontou o Brasil como o maior mercado para o YouTube, fora dos Estados Unidos, e um dos cinco maiores faturamentos do site de vídeos. Para o Twitter, o Brasil está entre os cinco principais mercados, em usuários ativos. De acordo com números do Facebook, o Brasil é o principal mercado latino-americano, com aproximadamente 76 milhões de usuários ativos no ano passado.

Com números tão expressivos em relação às Redes Sociais, me fiz essas perguntas: Como é possível utilizar as Redes Sociais a serviço da democracia? De que forma elas podem nos ser útil na construção de um país melhor?

É fato que a internet, e por consequência as Redes Sociais, são uma realidade na nossa sociedade. Diariamente milhares de pessoas atualizam seus status e compartilham informações, discutem e denunciam problemas que presenciam por onde passam. Essa ferramenta ganhou tanto destaque que empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, gestores e políticos aderiram a essa ferramenta, o que de fato tem possibilitado o debate entre o estado, a sociedade e os seus representantes.

É por esse viés acima que vejo as Redes Sociais como um instrumento da democracia, o povo através de uma simples atualização de status pode dá uma dimensão global de suas necessidades, pode através de uma mensagem ou um comentário cobrar de seus representantes e/ou estado uma ação frente a determinado problema. Ano passado foi possível ver na prática o poder e a capacidade dessa ferramenta, foi através dela que a sociedade se organizou e foi para as ruas cobrar melhorias. Essa capacidade de mobilização é ímpar e sem dúvida imensurável.

Quando usada para discutir os problemas da sociedade, para se cobrar do seu representante uma maior atuação, buscar respostas do Estado e seus órgãos frente a problemas vivenciados no dia-a-dia, é possível se observar a capacidade democrática que as Redes Sociais possuem. Portanto, é nesse sentido que a vejo como um instrumento a serviço da democracia.

*Gessivaldo Isaías é deputado estadual e presidente do PRB Piauí

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest