As redes sociais como instrumento da democracia

As redes sociais como instrumento da democracia

 

Vivemos atualmente a chamada Era Digital, a internet invadiu nossas vidas e trouxe consigo inúmeros benefícios. Não podemos mais imaginar uma sociedade sem a presença dessa importante ferramenta no dia-a-dia. Desde o pagamento de um simples boleto bancário até a interação com pessoas do outro lado do planeta, tudo isso é possível graças à grande rede.

Hoje em dia uma das ferramentas mais utilizadas na internet são as chamadas redes sociais, que são uma espécie de estruturas sociais virtuais, compostas por pessoas e/ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns na rede. Esse tipo de comunidade vem tomando conta do nosso país e alcançando números que nos colocam como potência no que diz respeito a esse tipo de mídia.

Para termos uma idéia do poder das Redes Sociais no nosso país, uma reportagem do Wall Street Journal, assinada por Loretta Chao, apontou o Brasil como o maior mercado para o YouTube, fora dos Estados Unidos, e um dos cinco maiores faturamentos do site de vídeos. Para o Twitter, o Brasil está entre os cinco principais mercados, em usuários ativos. De acordo com números do Facebook, o Brasil é o principal mercado latino-americano, com aproximadamente 76 milhões de usuários ativos no ano passado.

Com números tão expressivos em relação às Redes Sociais, me fiz essas perguntas: Como é possível utilizar as Redes Sociais a serviço da democracia? De que forma elas podem nos ser útil na construção de um país melhor?

É fato que a internet, e por consequência as Redes Sociais, são uma realidade na nossa sociedade. Diariamente milhares de pessoas atualizam seus status e compartilham informações, discutem e denunciam problemas que presenciam por onde passam. Essa ferramenta ganhou tanto destaque que empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, gestores e políticos aderiram a essa ferramenta, o que de fato tem possibilitado o debate entre o estado, a sociedade e os seus representantes.

É por esse viés acima que vejo as Redes Sociais como um instrumento da democracia, o povo através de uma simples atualização de status pode dá uma dimensão global de suas necessidades, pode através de uma mensagem ou um comentário cobrar de seus representantes e/ou estado uma ação frente a determinado problema. Ano passado foi possível ver na prática o poder e a capacidade dessa ferramenta, foi através dela que a sociedade se organizou e foi para as ruas cobrar melhorias. Essa capacidade de mobilização é ímpar e sem dúvida imensurável.

Quando usada para discutir os problemas da sociedade, para se cobrar do seu representante uma maior atuação, buscar respostas do Estado e seus órgãos frente a problemas vivenciados no dia-a-dia, é possível se observar a capacidade democrática que as Redes Sociais possuem. Portanto, é nesse sentido que a vejo como um instrumento a serviço da democracia.

*Gessivaldo Isaías é deputado estadual e presidente do PRB Piauí

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest