Ampliação do número de transplantes de órgãos ainda é um dilema no Brasil

 

artigo-roberto-sales-prb-doacao-orgaos-foto-douglas-gomes-16-04-15

Roberto Sales é deputado federal pelo PRB Rio de Janeiro.

 

Assumi o meu primeiro mandato na Câmara dos Deputados com a missão de lutar pela implementação de políticas públicas e ações efetivas que norteiam a ampliação e captação de órgãos – um segmento esquecido pelo governo e sociedade.

Conheço bem a luta e a dor de quem passar por esse tipo de tratamento. Há quatro anos, recebi um rim do meu pai em decorrência de um sério problema de saúde. É trágico, mas muitas pessoas acabam falecendo pela falta de políticas públicas que incentivem a prática da doação.

Temos uma posição mediana no ranking de países por número de doadores órgãos. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil chegou a 13,2  doadores por milhão da população. Estamos muito atrás da Espanha, com 35,1, mas bem acima da Malásia, com 0,5. Em 2014, o número até cresceu, mas não alcançou a meta de 15 doadores por milhão, estabelecida pela Associação Brasileira de Órgãos.

Para reverter esse cenário caótico, é indispensável incentivar, urgentemente, a ampliação do número de transplantes de órgãos no Brasil, uma vez que a demanda por órgão ou tecido têm aumentado na lista de espera. Contudo, essa projeção não acontece quanto ao número de doadores efetivos.

Propomos a criação da Frente Parlamentar de Incentivo a Captação e Doação de Órgãos, onde conseguimos a adesão de mais de 200 parlamentares sensíveis a essa causa. Nosso objetivo é ampliar o debate sobre o tema e propor ações que solucionem esse dilema na saúde.

*Roberto Sales é deputado federal pelo PRB Rio de Janeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest