A natureza pede socorro

25_11_13_atuacao01_sebastiao_santos_recebe_minuta_projeto

 

Em menos de um mês ocorreram no Estado de São Paulo duas catástrofes ambientais que levaram a morte milhares de peixes e outras espécies aquáticas. Ambas foram causadas por incêndio envolvendo galpões que armazenavam açúcar. O primeiro aconteceu no dia 18 de outubro, no porto de Santos. Cerca de 180 mil toneladas de açúcar derreteram formando uma “cachoeira de caramelo”, que caiu no mar causando a morte a milhares de peixes e outras espécies marinhas entre Santos e Guarujá. Pouco depois, no dia 25, outro incêndio ocorreu em Santa Adélia. 500 toneladas de açúcar viraram caramelo e escorreram para os rios São Domingos e Turvo provocando a morte espécies que vivem neste habitat. O melaço atingiu ainda residências, ruas e plantações. Os ambientalistas afirmam que os danos à natureza são incalculáveis. Relembre o ocorrido aqui.

No dia 31 de outubro, começou o período da piracema, época de reprodução dos peixes. Período tão importante, que a pesca profissional e esportiva são proibidas nesta época. É na Piracema que o ciclo da vida acontece. Mas este ano ciclo foi interrompido. Entre os peixes mortos e retirados era possível visualizar os que estavam prontos para desova. Uma cena chocante. Técnicos da Cetesb já comprovaram a contaminação por causa do caramelo. As águas do rio São Domingos estão com 0% de oxigênio. É desesperador assistir a agonia dos peixes morrendo asfixiados. Na busca de minimizar os danos, no fim de semana formamos uma força tarefa para salvar o rio. Uma ação belíssima de união entre pescadores de colônias da região, a Polícia Ambiental, a Cetesb, a Amertp (Assoc. de Defesa do Meio Ambiente e dos Rios Turvo, Preto e da Cachoeira do Talhadão), o Ministério da Pesca e a Frente Parlamentar da Pesca da Assembleia Legislativa, na qual representei. Na ação foram retirados os peixes ainda vivos, transportados em caminhões de tanques oxigenados e devolvidos ao Turvo em uma área sem contaminação. Os peixes mortos foram tirados do rio, pois as bactérias de decomposição podem causar doenças. A ação salvou muitos peixes, mas acredito na prevenção como o melhor remédio.

Por isso, protocolei projeto de lei que obriga todas as empresas responsáveis pelo armazenamento de açúcar no estado a construírem ‘dique de contenção’ – paredes de concreto capazes de conter todo o açúcar armazenado no local, em caso de derretimento por incêndio, não permitindo o seu derramamento para fora do armazém. Os desastres ocorridos em Santos e Santa Adélia poderiam ter sido evitados se os galpões tivessem diques de contenção. Além de danos à natureza, os incêndios causaram problema econômico gravíssimo a milhares de famílias de pescadores artesanais que sobrevivem apenas da pesca. Como essas famílias serão mantidas até a recuperação do meio ambiente, se houver tal restauração? Quantos anos isso pode levar?

Continuarei na busca por soluções para preservação do meio ambiente e na luta pelos pescadores. Agradeço a colaboração do coronel Milton Nomura, do coronel Rogério Xavier, do capitão Olivaldi Azevedo e toda a corporação da Polícia Ambiental, dos técnicos da Cetesb, os integrantes da Amertp, do superintendente do MPA de São Paulo, Marcos Alves, e todos os pescadores da colônia “Z27” e “Grandes Lados”. Conto com todos para continuarmos de mãos dadas para salvar a natureza. Ela clama por socorro.

*Sebastião Santos é deputado estadual pelo PRB São Paulo

Acesse: www.deputadosebastiaosantos.com.br

 

Fonte: Diário da Região S. J. Rio Preto

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest