A natureza pede socorro

25_11_13_atuacao01_sebastiao_santos_recebe_minuta_projeto

 

Em menos de um mês ocorreram no Estado de São Paulo duas catástrofes ambientais que levaram a morte milhares de peixes e outras espécies aquáticas. Ambas foram causadas por incêndio envolvendo galpões que armazenavam açúcar. O primeiro aconteceu no dia 18 de outubro, no porto de Santos. Cerca de 180 mil toneladas de açúcar derreteram formando uma “cachoeira de caramelo”, que caiu no mar causando a morte a milhares de peixes e outras espécies marinhas entre Santos e Guarujá. Pouco depois, no dia 25, outro incêndio ocorreu em Santa Adélia. 500 toneladas de açúcar viraram caramelo e escorreram para os rios São Domingos e Turvo provocando a morte espécies que vivem neste habitat. O melaço atingiu ainda residências, ruas e plantações. Os ambientalistas afirmam que os danos à natureza são incalculáveis. Relembre o ocorrido aqui.

No dia 31 de outubro, começou o período da piracema, época de reprodução dos peixes. Período tão importante, que a pesca profissional e esportiva são proibidas nesta época. É na Piracema que o ciclo da vida acontece. Mas este ano ciclo foi interrompido. Entre os peixes mortos e retirados era possível visualizar os que estavam prontos para desova. Uma cena chocante. Técnicos da Cetesb já comprovaram a contaminação por causa do caramelo. As águas do rio São Domingos estão com 0% de oxigênio. É desesperador assistir a agonia dos peixes morrendo asfixiados. Na busca de minimizar os danos, no fim de semana formamos uma força tarefa para salvar o rio. Uma ação belíssima de união entre pescadores de colônias da região, a Polícia Ambiental, a Cetesb, a Amertp (Assoc. de Defesa do Meio Ambiente e dos Rios Turvo, Preto e da Cachoeira do Talhadão), o Ministério da Pesca e a Frente Parlamentar da Pesca da Assembleia Legislativa, na qual representei. Na ação foram retirados os peixes ainda vivos, transportados em caminhões de tanques oxigenados e devolvidos ao Turvo em uma área sem contaminação. Os peixes mortos foram tirados do rio, pois as bactérias de decomposição podem causar doenças. A ação salvou muitos peixes, mas acredito na prevenção como o melhor remédio.

Por isso, protocolei projeto de lei que obriga todas as empresas responsáveis pelo armazenamento de açúcar no estado a construírem ‘dique de contenção’ – paredes de concreto capazes de conter todo o açúcar armazenado no local, em caso de derretimento por incêndio, não permitindo o seu derramamento para fora do armazém. Os desastres ocorridos em Santos e Santa Adélia poderiam ter sido evitados se os galpões tivessem diques de contenção. Além de danos à natureza, os incêndios causaram problema econômico gravíssimo a milhares de famílias de pescadores artesanais que sobrevivem apenas da pesca. Como essas famílias serão mantidas até a recuperação do meio ambiente, se houver tal restauração? Quantos anos isso pode levar?

Continuarei na busca por soluções para preservação do meio ambiente e na luta pelos pescadores. Agradeço a colaboração do coronel Milton Nomura, do coronel Rogério Xavier, do capitão Olivaldi Azevedo e toda a corporação da Polícia Ambiental, dos técnicos da Cetesb, os integrantes da Amertp, do superintendente do MPA de São Paulo, Marcos Alves, e todos os pescadores da colônia “Z27” e “Grandes Lados”. Conto com todos para continuarmos de mãos dadas para salvar a natureza. Ela clama por socorro.

*Sebastião Santos é deputado estadual pelo PRB São Paulo

Acesse: www.deputadosebastiaosantos.com.br

 

Fonte: Diário da Região S. J. Rio Preto

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!