A juventude e a cor da violência

Ossesio Silva é deputado estadual, coordenador-geral da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco e Presidente Estadual do PRB.

 

Os jovens negros são as principais vítimas da violência e têm 2,5 vezes mais chances de serem assassinados no Brasil do que jovens brancos, segundo relatório divulgado pela Secretaria Nacional de Juventude, da Presidência da República. Em Pernambuco, a situação está bem acima da média nacional, onde o risco de um jovem negro ser assassinado chega a ser 11,57 vezes maior que um jovem branco.

Essa juventude tem sido o alvo certeiro da exclusão social e da violação dos direitos humanos. Nosso estado vem ocupando as primeiras posições nas estatísticas dessa epidemia que se alastrou por todo país, uma violência direcionada, de perfil definido que tem dizimado a vida de milhares de jovens negros.

Não podemos assistir a esse genocídio e nos conformar com a banalização dessa violência que tem sido um dos maiores desafios sociais dos últimos tempos. Tendo em vista os alarmantes índices de violência contra jovens negros, criamos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra.

A Frente nasceu com a missão de promover e dar visibilidade a essa problemática em nosso estado. Nosso propósito é de buscar analisar e aprofundar as ações e as políticas públicas implantadas, as violações aos direitos humanos, e a vulnerabilidade social de jovens negros, através de planos estratégicos e com a plena participação da sociedade nessa construção.

Outrossim, viabilizar ações de prevenção a partir da criação de oportunidades de inclusão social e de combate as causas desse fenômeno, em especial, nas regiões mais vulneráveis e periféricas. Nossa prioridade é buscar a efetivação dos direitos de uma juventude plural e diversa, combater o racismo e  promover a igualdade racial, para que  os padrões de violência consolidados ao longo da história e que estigmatizam a juventude negra sejam superados.

Acredito que não há outra forma de combater o extermínio contra os jovens negros se não priorizamos ações que possam reverter esse quadro. É necessário lutar incessantemente em favor da vida, combater de forma exaustiva o descaso e a omissão do poder público, assim como a segregação, a intolerância e o racismo que assola, pune e vitimiza, de forma cruel e desumana, a nossa juventude.

 

*Artigo escrito por Ossesio Silva, deputado estadual, coordenador-geral da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco e Presidente Estadual do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest