A importância do cuidado com a saúde dos homens

jhonatan-de-jesus-prb-artigo-novembro-azul-foto-douglas-gomes-29-10-15

Jhonatan de Jesus alerta sobre a necessidade dos homens realizarem exames preventivos para prevenir o câncer de próstata.

 

O Novembro Azul vem chamar a atenção da população masculina para a prevenção do câncer de próstata, enfermidade que atinge parte significativa de homens de todo o planeta. Em 2014, no Brasil, estatísticas apontam para cerca de 12 mil pessoas levadas a óbito em função da descoberta da doença em estágio avançado.

O movimento começou na Austrália e hoje acontece em todo o mundo e tem o objetivo de alertar os homens da importância do cuidado com a própria saúde e de ficarem atentos para o surgimento de sintomas que possam estar relacionados com esse tipo de câncer. A doença, muitas vezes, é silenciosa e extremamente perigosa. Por isso, é preciso realizar exames periódicos para evitar o mal. Dados de uma pesquisa realizada pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC, na sigla em inglês) apontam que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e/ou não dão importância aos sintomas. Assim, deixam a doença avançar e não buscam o tratamento adequado. Outra pesquisa, da ONG britânica Cancer Care, mostra que 1,1 milhão de homens são afetados pelo câncer de próstata, provocando 307 mil mortes por ano no planeta.

De acordo com informações do site do Dr. Drauzio Varella, médico de renome no país, “a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Quando em estágio mais avançado, pode provocar dores nas costas, sinal de que a doença evoluiu para um estágio mais grave”.

Diagnosticar precocemente a doença pode aumentar as chances de cura e salvar milhares de vidas. Quando se observa o cenário do acometimento desse tipo de câncer em nosso país, verificamos que o índice brasileiro é preocupante. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele. O INCA previu para 2014/2015 cerca de 68,8 mil casos dessa enfermidade a serem constatados no Brasil. Com esses dados, o movimento Novembro Azul reveste-se de importância ímpar em nosso país, já que desmistifica a doença e incentiva a realização de exames preventivos. É a informação como forte aliada da saúde.

A campanha Novembro Azul consiste na iluminação de monumentos e prédios públicos de todo o mundo na cor azul durante esse mês, de forma a se tornarem símbolos que lembrem a atenção indispensável à saúde masculina. A recomendação é: todos os homens a partir dos 50 anos devem visitar o urologista anualmente e realizar os exames de toque e de PSA, meios ideais para detectar a doença precocemente. Sempre mantenham o contato com um médico, esclareçam suas dúvidas acerca do tema e quebrem os preconceitos. Não esqueçam: detectar a doença ainda em estágio inicial pode salvar vidas.

 

*Jhonatan de Jesus é médico e deputado federal pelo PRB Roraima

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest