A importância da cidadania

alesp-aprova-proposta-de-gilmaci-santos-que-institui-campanha-de-combate-a-alienacao-parental-foto-asmandafischer-19-12-14

 

Vivemos hoje tempos difíceis. Isto pode ser notado ao abrirmos uma página de jornal, ou mesmo ouvindo pessoas próximas a nós. Não é preciso ir tão longe para perceber que a cada dia que passa, o mundo tem se tornado estranhamente conturbado e caótico. Mas costumamos parar para perguntar o que podemos fazer para mudá-lo?

Se analisarmos num contexto mais amplo, no nível da humanidade em geral, podemos até ter uma sensação de impotência com relação a problemas mais abrangentes como o ecossistema global, as guerras, a fome e a miséria, doenças e todos os problemas dos quais temos notícias.

Pensando dessa maneira, pode parecer que nada podemos fazer com relação a isso. Mas mudando a ótica das coisas, podemos começar a ver então as soluções que estão diretamente próximas do seu alcance, que podem começar afetando a nós mesmos, e em seguida, as pessoas mais próximas como nossos parentes e amigos.

Passando a propagar esta idéia, e se gradativamente todas as pessoas passarem a agir dessa maneira, podemos sim mudar o mundo. O ato de agir respeitando a si próprio e ao próximo, pensando sempre em agir de acordo com a ética, pode ser plenamente caracterizado como cidadania. A simplicidade de pequenos atos pode trazer em conjunto, enormes benefícios para a vida em sociedade.

Não é difícil encontrar exemplos de atitudes que configurem estas ações. A maneira que nos portamos ao transito, o respeito que temos com os mais velhos e os mais necessitados, o cuidado com o meio ambiente e com a natureza em geral, ou até mesmo na educação que damos aos nossos filhos, iniciam um processo de transformação do comportamento coletivo.

É necessária esta preocupação, com suas atitudes e com o respeito que temos pelas coisas, para que o mundo comece a mudar, e mesmo que em um curto prazo não vejamos esses resultados tão claramente, ao menos construiremos um futuro melhor para as pessoas que viverão isso, como nossos filhos, netos e descendentes.

Na importância da cidadania, reside um principio muito mais importante do que a satisfação do momento atual, que é a construção de um futuro melhor, onde talvez estes problemas que vemos hoje ao nosso redor finalmente deixem de existir.

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB São Paulo

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!