A importância da cidadania

Artigo escrito por Gilmaci Santos, deputado estadual pelo PRB São Paulo

Publicado em 7/1/2013 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 20:01

Vivemos hoje tempos difíceis. Isto pode ser notado ao abrirmos uma página de jornal, ou mesmo ouvindo pessoas próximas a nós. Não é preciso ir tão longe para perceber que a cada dia que passa, o mundo tem se tornado estranhamente conturbado e caótico. Mas costumamos parar para perguntar o que podemos fazer para mudá-lo?

Se analisarmos num contexto mais amplo, no nível da humanidade em geral, podemos até ter uma sensação de impotência com relação a problemas mais abrangentes como o ecossistema global, as guerras, a fome e a miséria, doenças e todos os problemas dos quais temos notícias.

Pensando dessa maneira, pode parecer que nada podemos fazer com relação a isso. Mas mudando a ótica das coisas, podemos começar a ver então as soluções que estão diretamente próximas do seu alcance, que podem começar afetando a nós mesmos, e em seguida, as pessoas mais próximas como nossos parentes e amigos.

Passando a propagar esta idéia, e se gradativamente todas as pessoas passarem a agir dessa maneira, podemos sim mudar o mundo. O ato de agir respeitando a si próprio e ao próximo, pensando sempre em agir de acordo com a ética, pode ser plenamente caracterizado como cidadania. A simplicidade de pequenos atos pode trazer em conjunto, enormes benefícios para a vida em sociedade.

Não é difícil encontrar exemplos de atitudes que configurem estas ações. A maneira que nos portamos ao transito, o respeito que temos com os mais velhos e os mais necessitados, o cuidado com o meio ambiente e com a natureza em geral, ou até mesmo na educação que damos aos nossos filhos, iniciam um processo de transformação do comportamento coletivo.

É necessária esta preocupação, com suas atitudes e com o respeito que temos pelas coisas, para que o mundo comece a mudar, e mesmo que em um curto prazo não vejamos esses resultados tão claramente, ao menos construiremos um futuro melhor para as pessoas que viverão isso, como nossos filhos, netos e descendentes.

Na importância da cidadania, reside um principio muito mais importante do que a satisfação do momento atual, que é a construção de um futuro melhor, onde talvez estes problemas que vemos hoje ao nosso redor finalmente deixem de existir.

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB São Paulo

Reportar Erro
Send this to a friend