A grandeza de um partido

25_02_13_artigos_sp_aildo_a_grandeza_de_um_partido

Que medida podemos utilizar para definir a grandeza de um partido político? Quais conceitos orbitam em torno da classificação partidária no atual cenário político no Brasil? Há diferença entre uma e outra agremiação se levarmos em conta os movimentos que temos visto nos últimos 20 anos? Essas perguntas são recorrentes e certamente geram dúvidas nos cidadãos brasileiros, sobretudo aqueles que militam na política nacional.

Um pragmático fisiologista responderia que o número de deputados federais é a única forma de medir o tamanho e consequentemente a força de um partido. Afinal de contas é o tamanho da bancada federal que define a participação do Fundo Partidário e do tempo de televisão para propaganda. Ele também diria que o conceito político de hoje resume-se a uma posição situacionista ou oposicionista oriunda de um acerto (ou não) de participação nos governos.

Sim, esse pragmatismo de fato existe e é ponto de sobrevivência para a maior parte das agremiações no Brasil hoje (são 30 partidos registrados). Mas sem dúvida essa não é a única e absoluta forma de afirmar que um partido é grande ou pequeno (ou nanico, como pejorativamente muitos jornalistas gostam de adjetivar). Há outros conceitos que são tão ou mais importantes que o numérico.

Há quem afirme que não são as qualidades que nos unem, mas os defeitos que nos separam. Discordo. O que envolve as pessoas são as ideias e os propósitos que elas compartilham. É assim desde que o ser humano se relaciona em sociedade. Homens e mulheres que partilham de interesses equivalentes tendem a trabalhar juntos por um objetivo em comum. E um partido político é a representação máxima desse sentimento associativo.

O PRB é um exemplo de conjunto de ideias e propósitos que une as pessoas. A cada dia a mensagem republicana tem chegado aos quatro cantos do Brasil e convencido cidadãos de bem que há um jeito diferente de fazer política. A grandeza do PRB não consiste em números, apesar do franco crescimento, mas na essência e na qualidade daqueles que orgulhosamente empunham nossa bandeira.

Em particular, nós do PRB paulistano mostramos com a candidatura de Celso Russomanno a prefeito de São Paulo em 2012 que é possível fazer campanha de maneira ética, limpa, preocupada unicamente com os interesses da coletividade. É essa força que nos arrebata e nos une na certeza que o melhor está por vir. Nós acreditamos. Essa é a grandeza do PRB, o único partido 10 do Brasil.

Aildo Rodrigues é presidente municipal do PRB São Paulo

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest