Novo presidente do PRB Mato Grosso do Sul, Wilton Acosta busca reestruturar o partido de olho nas eleições

Além de presidir o partido no estado, o republicano é diretor-presidente da Fundação do Trabalho do Mato Grosso do Sul (Funtrab)

Publicado em 3/8/2015 - 00:00 Atualizado em 17/6/2020 - 14:30

O entrevistado desta semana é o novo presidente do PRB Mato Grosso do Sul, Wilton Acosta, 44 anos, casado e pai de três filhos, que assumiu o novo desafio em maio deste ano. Ele conta que iniciou sua militância no movimento estudantil e hoje, além de presidir o partido no estado, é diretor-presidente da Fundação do Trabalho do Mato Grosso do Sul (Funtrab).

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Fale um pouco sobre sua trajetória política e como chegou ao PRB?

Wilton Acosta – Iniciei minha militância no movimento estudantil, chegando a liderar os movimentos de base da minha cidade e também do estado de Mato Grosso do Sul. A partir daí, comecei a ter uma participação mais ativa na política, participando efetivamente na questão educacional. Isso, obviamente, abriu portas para que eu pudesse ter uma participação mais efetiva na vida partidária. Meu ingresso no PRB se deu em função do entendimento que nós estamos tendo de que a política precisa ter novos rumos e novos agentes. O PRB é um partido novo e representa essa nova política.

 

Agência PRB Nacional – Durante a sua posse, o presidente Marcos Pereira afirmou que um dos seus desafios é desenvolver o PRB Mato Grosso do Sul e montar grupos competitivos para as eleições de 2016. Como pretende colocar isso em prática?

Wilton Acosta – Estamos fazendo um grande trabalho de reestruturação do partido em todo o estado. Tivemos um desempenho eleitoral razoável nas últimas eleições, mas um número de vereadores e prefeitos ainda inexpressivo. Definindo nossos nomes nos municípios, vamos poder consolidar um trabalho em nível estadual, construindo candidaturas fortes. Nosso projeto é esse, a curto prazo para a eleições 2016 e, na sequência, dar continuidade a esse arco de alianças que estamos construindo com vários segmentos, para que possamos ter resultados importantes futuramente.

 

Agência PRB Nacional – Qual é o cenário atual do PRB em Mato Grosso do Sul? 

Wilton Acosta – Mato Grosso do Sul vive um momento atípico em relação ao país. Em um cenário nacional de retração econômica, o estado foi quem mais gerou postos de emprego, segundo o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Neste aspecto, estamos sendo um diferencial em todo o país. Particularmente, estou à frente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), e por isso estou acompanhando de perto essa situação. Acredito que com essa experiência e com aquilo que o governador tem efetivado,, vamos poder dar uma contribuição significativa para o progresso do estado e acredito que isso possa ter um reflexo positivo diretamente no partido. Estamos conversando com várias lideranças, recebendo várias adesões e acredito que isso vá contribuir para o crescimento do PRB.

 

Agência PRB Nacional – Nas eleições de 2012, o PRB elegeu oito vereadores no Estado. Qual a meta para as eleições do próximo ano?

Wilton Acosta – Estamos com a meta de eleger 25 vereadores. Acredito que temos essa capacidade, principalmente, pelo resultado que tivemos nas eleições passadas e pelas alianças que estamos firmando. É um número capaz de ser alcançado e vamos trabalhar para isso.

 

Agência PRB Nacional – Como estão os preparativos para as eleições de 2016? Já existem pré-candidatos confirmados?

Wilton Acosta – Temos três pré-candidatos a prefeito. Na segunda maior cidade do estado, Dourados, temos definido como pré-candidato, o ex-prefeito Antonio Braz de Melo. Acredito que essa é a pré-candidatura mais consistente, mas temos outras cidades do estado que estamos discutindo e tentando criar essa viabilidade, mas a princípio, três cidades com candidatura própria. Em relação à capital Campo Grande, em função dessa falta de estrutura, hoje não teríamos condições de entrar na disputa majoritária. Atualmente, temos dois vereadores na capital e a nossa perspectiva é chegar a quatro. Estamos participando efetivamente do processo de definição da candidatura majoritária, um bloco que estamos criando junto com o PSDB, para consolidar uma candidatura única.

 

Agência PRB Nacional – Para concluir, quem é Wilton Acosta?

Wilton Acosta – É uma pessoa de fé, que acredita no poder da mobilização, na participação popular, na discussão aprofundada dos temas, como mecanismo de transformação da sociedade. Eu vejo a sociedade dessa forma e isso é que tem pautado minha vida.

 

Texto e foto: Agência PRB Nacional de Notícias

Reportar Erro
Send this to a friend