Washington Uchôa testa acessibilidade do ônibus Tarifa Comercial Zero em Volta Redonda

Vereador levou o cadeirante Willian da Silva Ribeiro para fazer o trajeto do ônibus elétrico. Ele foi a primeira pessoa com necessidade especial a andar no veículo e aprovou

Publicado em 21/10/2017 - 00:00

Washington Uchôa testa acessibilidade do ônibus Tarifa Comercial Zero em Volta Redonda
Vereador levou o cadeirante Willian da Silva Ribeiro para fazer o trajeto do ônibus elétrico. Ele foi a primeira pessoa com necessidade especial a andar no veículo e aprovou

Volta Redonda (RJ) – Com o objetivo de testar a acessibilidade do ônibus Tarifa Comercial Zero, no último dia 17, o vereador Washington Uchôa (PRB) levou o cadeirante Willian da Silva Ribeiro, morador do bairro Santa Cruz, cadeirante desde 2004, para fazer o trajeto do ônibus elétrico. Ele foi a primeira pessoa com necessidade especial a andar no veículo e aprovou.

“Gostei muito do ônibus e da acessibilidade. A rampa de acesso é fácil e mais baixa que a dos ônibus convencionais, o que facilita a entrada da cadeira no veículo. Tem cinto como deve ser e o espaço para a cadeira é amplo. Gostei também de um detalhe que faz toda a diferença: o sinal sonoro que aperto quando preciso descer tem um som diferente, alertando ao motorista que sou eu, cadeirante, que solicitei a descida”, disse Willian, ressaltando que o ar-condicionado e o sistema wi-fi também deram um conforto a mais durante o percurso.

Willian, que costuma andar de ônibus em Volta Redonda com frequência, salientou que todos os veículos deveriam ter rampas de acesso. “Já fiquei mais de uma hora no ponto esperando um ônibus com acessibilidade. E o pior é quando passa algum e a rampa não está funcionando. Final de semana é ainda pior”, desabafou.

Segundo o vereador, que é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal de Volta Redonda, essa fase de testes do Tarifa Comercial Zero é muito importante para saber se tudo está funcionando de modo a atender os deficientes físicos da cidade. “Fiz questão de trazer o Willian para conferir de perto o veículo e ver se realmente atende às suas necessidades. Fiquei feliz em saber que sim”, afirmou.

Contando com dois motoristas e três assistentes, o veículo, estimado em R$ 1,1 milhão, tem garantia de 20 anos e, por ser 100% elétrico, não provoca danos ao meio ambiente. Equipado com sistema de internet wi-fi, carregador USB e ar condicionado, o Tarifa Zero tem capacidade para 27 pessoas sentadas e 57 em pé. Funcionando de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 16h, foram definidas, inicialmente, seis paradas nos principais centros comerciais: Aterrado, Vila Santa Cecília, Centro, Amaral Peixoto, Gustavo Lira e Retiro.

Texto e foto: Roberta Caulo / Ascom – vereador Washington Uchôa

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend