Waldir Canal relata projeto que trata de programa para carrinheiros em Porto Alegre

Waldir Canal relata projeto que trata de programa para carrinheiros em Porto Alegre

PLE nº 026/14, relatado por Waldir Canal propõe a ampliação do prazo para a circulação de carrinheiros na capital gaúcha.

 

Porto Alegre (RS) – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma audiência pública para discutir os projetos relacionados à coleta seletiva e ao programa que envolve a atividade de carrinheiro. A reunião teve como objetivo dar subsídios ao relator da matéria, vereador Waldir Canal (PRB-RS), para a elaboração de respostas às contestações aos pareceres, que rejeitaram, por unanimidade, a tramitação de propostas afins.

Waldir Canal relata projeto que trata de programa para carrinheiros em Porto AlegreConforme Canal, o projeto que propõe a ampliação do prazo para a circulação de carrinheiros (PLE nº 026/14) apresenta vício de iniciativa. “A prerrogativa constitucional é do Executivo, pois existe a criação de despesas para a sua aplicação”, explica o relator, que escutou atentamente as considerações dos envolvidos no caso, tanto da parte do Executivo Municipal, quanto os representantes dos carrinheiros.

Trâmites

Com relação à proposta de ampliação do prazo de circulação dos carrinheiros, André Carús, diretor do departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), destacou que o PLE 26/14 coloca em risco o programa Todos Somos Porto Alegre, que identifica e busca dar subsídios para a efetiva transição dos catadores que utilizam tração humana e animal na coleta de resíduos recicláveis na Capital. Para o diretor do DMLU, a medida colocaria em risco a garantia de financiamentos do BNDES utilizados para a indenização dos carrinhos e carroças, cursos profissionalizantes e outras ações de inclusão social aplicadas pelo programa do Governo Municipal.

Leo Voigt, vice-presidente da Cooperativa Mãos Verdes, que coordena a execução do Todos Somos Porto Alegre, destacou que todas as metas do programa estão acima da média. Com 420 famílias, das 1,2 mil inicialmente cadastradas já inseridas, e outras 472 em processo de transição, totalizando 892 famílias atendidas.

Conforme Voigt, agora é importante que o cronograma siga sendo implementado, pois para ele, a fiscalização será responsável pela inclusão de outras famílias que ainda são resistentes à mudança.

Ao final do encontro, Canal disse ter ficado ainda mais convencido da inconstitucionalidade da matéria. Para ele, não está em discussão o poder de iniciativa ou não da apresentação do projeto, mas sim a falta da indicação de fonte de recursos para a cobertura do impacto financeiro para a sua efetiva aplicação. Canal informou que, se for mantida a unanimidade na CCJ à restrição constitucional das matérias, elas, em tese, terão a sua tramitação suspensa. Entretanto, ele alertou que o autor ainda pode recorrer à Presidência da Câmara para garantir que o debate prossiga.

 

Fonte e foto: Ascom – vereador Waldir Canal

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest