Waldir Canal quer ações de propagação e conscientização dos direitos dos idosos em Porto Alegre

Republicano explicou que a reunião foi motivada pelas demandas encaminhadas à Frente Parlamentar

Publicado em 28/7/2015 - 00:00

Waldir Canal quer ações de propagação e conscientização dos direitos dos idosos em Porto Alegre
O vereador Canal explicou que esta reunião foi motivada pelas demandas encaminhadas à Frente Parlamentar.

 

Porto Alegre (RS) – O vereador Waldir Canal (PRB-RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, acompanhado do secretário municipal adjunto do Idoso, André Canal; e do representante da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Jorge Brasil, foi recebido na sede do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) pelo supervisor técnico estadual, Paulo Ziegler; pelo coordenador de Promoção Social, Paulo Dias; e pela coordenadora de cursos, Ione Ribarczki, na tarde da última sexta-feira (24).

O encontro foi solicitado pelo vereador Waldir Canal para sugerir ações de propagação e conscientização dos direitos dos idosos, nos transportes públicos coletivos, assim como destacar aos gestores do Sest/Senat, a importância de inserções de temas que envolvem o melhor atendimento idosos, no transporte público coletivo.

waldir-canal-defesa-idosos-cursos-para-motoristas- sest-senat-foto-ricardo-carvalho-27-07-15 (1)O vereador republicano explicou que esta reunião foi motivada pelas demandas encaminhadas à Frente Parlamentar, ao informar que a comitiva também visitará empresas de transporte coletivo para apresentar os problemas e buscar soluções às questões como a falta de paciência de motoristas quando o idoso vai subir ou descer do veículo, a falta de atendimento ao sinal da parada de ônibus, distância do ônibus para pegar o passageiro idoso e outras.  O parlamentar do PRB destacou, ainda, que a Frente não recebe só reclamações. “Também existem vários depoimentos com elogios aos motoristas. Os bons exemplos devem ser seguidos”, disse.

O secretário André Canal afirmou que há problemas sociais, de segurança e administrativos. “Muitas vezes é necessário a agilidade dos motoristas de transporte coletivo e que haja respeito à pessoa idosa no trânsito e no transporte coletivo”. André destacou também que os idosos enfrentam limitações de motricidade e são mais sensíveis. O secretário lembrou, ainda, que muitas pessoas não disponibilizam os bancos destinados aos idosos, em ônibus.

Jorge Brasil sugeriu um trabalho conjunto, com a participação do Sest/Senat, ao convidar os representantes do Serviço Social do Transporte, a participarem da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, para que possam entender os anseios desse público. Paulo Ziegler, agradeceu a iniciativa do vereador Waldir Canal e dos integrantes da Frente Parlamentar e manifestou a disponibilidade de o Sest/Senat. “Independente do que é determinado na legislação de trânsito sobre cursos preparatórios de profissionais, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito vai incluir em seus cursos, temas que envolvem o atendimento e convívio social com os idoso”, afirmou.

Ziegler confirmou a presença do Sest/Senat, na próxima reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, que ocorrerá no final do mês de agosto, quando estarão prestando esclarecimentos cabíveis e buscando informações dos idosos, como forma de desenvolver material didático e cursos pertinentes ao tema.

Texto: Angélica Sperinde / Ascom – vereador Waldir Canal
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Ricardo Carvalho

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend